Rondon do Pará e Dom Eliseu – PA, já tem produtor utilizando resíduo de limpeza de soja como uso de alimento alternativo em confinamento.

Com a chegada do cultivo de soja nas regiões de Rondon do Pará e Dom Eliseu, no estado do Pará, já tem produtor atento à possibilidade da utilização do resíduo de limpeza de soja como uso de alimento alternativo na composição da dieta de bovinos de corte em sistema de confinamento. O uso de alimentos alternativos tem como principal objetivo diminuir os custos da alimentação animal, uma vez que esta corresponde a cerca de 70-80% dos custos de produção. O resíduo de limpeza de soja é uma ótima alternativa em regiões produtoras de soja, pois é um alimento com teor de proteína que pode chegar aos 30%.

Em adição à escolha dos ingredientes que irão compor a dieta dos animais em confinamento, a escolha do suplemento mineral (núcleo) que irá compor o concentrado da dieta deve receber atenção redobrada. O núcleo tem função principal de suplementação mineral, mas além disso, também pode ser fonte de proteína e de aditivos (Monensina e Leveduras) que favorecem o aproveitamento dos alimentos pelos bovinos, aumentando assim a sua eficiência produtiva.

O suplemento mineral idealizado para este confinamento em questão foi o Fosbovi® Confinamento com Leveduras, da Tortuga (DSM). O Fosbovi® Confinamento com Leveduras é formulado com minerais orgânicos, que também podem ser chamados de minerais Tortuga. Os minerais orgânicos têm muito maior aproveitamento pelos animais quando comparado com minerais inorgânicos (em forma de óxidos e sulfatos). Minerais orgânicos desempenham papel crucial na saúde e produtividade dos bovinos.

Além dessa vantagem, o núcleo escolhido possui o aditivo Monensina Sódica que também aumenta a eficiência alimentar dos bovinos. É importante ressaltar, que sempre ao investir em um produto que contenha Monensina, o produtor deve consultar um técnico responsável e questionar se o produto vai proporcionar o mínimo necessário para fazer efeito na digestão pelos animais. Deve-se atentar, pois existem produtos no mercado com subdosagem de Monensina, e que não garantem, portanto, o mínimo necessário para aumentar o desempenho dos animais.

Por último, as leveduras, que também estão contidas no Fosbovi® Confinamento com Leveduras, têm sido utilizadas para promover melhorias no desempenho animal aumentando a eficiência da digestão dos alimentos. A principal de muitas vantagens das leveduras é estimular o trabalho e o crescimento das bactéricas que fazem a digestão dos alimentos dentro dos bovinos, principalmente aquelas que “quebram” a fibra do capim, da silagem ou do feno.Além disso, as leveduras ajudam a diminuir problemas com acidose pois auxilia no controle de acidez no rúmen,  e também diminuem a quantidade de oxigênio no rúmen (onde é feita a primeira digestão dos alimentos nos bovinos). O controle da quantidade de oxigênio no rúmen é importante, pois esse gás prejudica as bactérias que “quebram” a fibra para os bovinos poderem a aproveitar como nutriente.

A soma das características do núcleo Fosbovi® Confinamento com Leveduras, da Tortuga (DSM) contribui para um melhor aproveitamento da dieta pelos bovinos confinados. Se temos maior eficiência alimentar, temos melhor desempenho produtivo. E onde tem tecnologia de ponta, tem resultado.

Por Daniela B. Oss (Representante DSM / Tortuga – Rondon do Pará e D. Eliseu – PA)
(Zootecnista pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com período sanduíche na Agricultural and Agri-Food Canada (AAFC), atuol como post doc na EMBRAPA Gado de Leite atuando nas áreas de nutrição de precisão, mensuração de metano e produção de bovinos)

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
2
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-54v

ruralbook

Rodrigo Fraoli - CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio. * Saiba mais em #mktparaoagro - RURALBOOK *

Você pode gostar...