Sedap distribui mudas e sementes para produtores familiares da região de Paragominas – Agência Pará

FOTO: ASCOM SEDAP DATA: 07.06.2016 PARAGOMINAS - PARÁ

FOTO: ASCOM SEDAP
DATA: 07.06.2016
PARAGOMINAS – PARÁ

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em parceria com a Prefeitura Municipal, entregou 100 mil mudas de espécies frutíferas para os agricultores familiares de Paragominas. A doação das mudas faz parte do calendário da safra agrícola 2015/2016. Também foram distribuídas seis toneladas de sementes básicas de arroz e milho e oito toneladas de sementes de feijão caupi.

Mais de 700 famílias de agricultores foram beneficiadas com a distribuição de frutíferas e outras 1,4 mil famílias receberam sementes para expandir o pólo de grãos em sete municípios atendidos pela regional da Sedap de Paragominas. Os produtores receberam mudas de açaí da variedade BRS Pará; de cupuaçu, da variedade BRS Carimbó (ambas desenvolvidas pela Embrapa); além de mudas de banana da variedade Pacovan Ken e de maracujá, graviola e coco.

“Além da Doação das 100 mil mudas, nossa gerência realizou a doação de seis toneladas de sementes básica de arroz e milho e oito toneladas de sementes de feijão caupi, variedade BR3 Tracuateua, para os sete municípios que fazem parte desta Regional (Paragominas, Ulianópolis, Dom Eliseu, Ipixuna, Aurora do Pará, Mãe do Rio e Nova Esperança do Piriá), contemplando em média 200 famílias por município”, destaca o gerente regional do Núcleo da Sedap em Paragominas, Jacó Barroso.

Barroso conta que esse trabalho já vem sendo desenvolvido há bastante tempo por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, mas este ano ganhou fôlego extra. “O diferencial deste ano foi a determinação dada pelo secretário Hildegardo Nunes. Ele lançou o desafio de dobrarmos a nossa capacidade de produção, que até o ano passado era de 50 mil mudas, priorizando o nosso carro chefe, que é a cultura do açaí, atendendo à proposta do Programa Estadual de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do açaí, o Pró Açaí”, explica o gerente. O programa Pro Açaí tem por objetivo expandir em 50 mil hectares a área plantada com açaí entre os anos de 2016 e 2020.

Por Simone Romero

Fonte: Agência Pará

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-2EW

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Validar Operação * O limite de tempo está esgotado. Por favor, recarregue o CAPTCHA.