WhatsApp - 94.99148.2775

Sema formará agentes ambientais indígenas para combater o desmatamento

Proteger uma das últimas grandes áreas de floresta primária do nordeste paraense, refúgio de espécies ameaçadas de extinção, é o objetivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Gerência de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, ao contratar da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) para a execução da primeira fase do Programa de Formação e Treinamento de Agentes Ambientais Indígenas do Pará.

Internet

Internet

O curso será ministrado na Terra Indígena Alto Rio Guamá, localizada nos municípios de Paragominas e Nova Esperança do Piriá, na região de Integração Rio Capim, e em Santa Luzia do Pará, na região Rio Caeté. “Nas últimas décadas, o desmatamento provocado pela extração ilegal de madeira nessa área tem gerado graves impactos e danos socioambientais, que prejudicam a qualidade de vida dos índios Tembé, e ameaçam de extinção a biodiversidade local”, informa a antropóloga Cláudia Kahwage, titular da Gerência de Povos Indígenas da Sema.

A Ecam (organização não governamental indigenista) tem experiência na capacitação indígena em gestão ambiental e territorial. Com apoio da equipe técnica da Sema, serão treinados e formados 30 agentes ambientais indígenas para atividades de proteção e monitoramento ambiental do seu território, prevendo a redução do desmatamento ilegal e a perda de biodiversidade no Estado.

Além disso, o programa visa a elaboração participativa e a publicação do Plano de Proteção e Vigilância Ambiental e Territorial, a instalação e colocação de equipamentos em duas bases de estudo, proteção e monitoramento territorial e ambiental, e ainda o plaqueamento dos limites da Terra Indígena. Essas ações serão desenvolvidas em parceria com os índios Tembé, para gerar resultados efetivos de proteção e gestão ambiental do território indígena.

Fonte: Agência Pará

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rbeXV83
Sobre o autor
Rodrigo Fraoli - CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio. * Saiba mais em #mktparaoagro - RURALBOOK *

Posts relacionados

Seja o primeiro a comentar