WhatsApp - 94.99148.2775

Senado pode ter prêmio para destacar iniciativas do setor agropecuário

Com a finalidade de estimular ações voltadas ao progresso do agronegócio brasileiro, principalmente nos setores da agricultura e da pecuária, o Senado poderá instituir o Prêmio Senador Jonas Pinheiro do Mérito Agropecuário. A proposta (PLS 9/2015), de autoria do senador José Medeiros (PPS-MT), tramita em caráter terminativo na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde aguarda indicação de relator.

O prêmio será concedido anualmente a pessoas físicas ou jurídicas brasileiras que tenham se destacado pela prestação de relevantes serviços em prol do desenvolvimento da agricultura e da pecuária. O projeto define serviços relevantes como iniciativas de cunho industrial, comercial ou tecnológico que comprovadamente promovam o crescimento da atividade agropecuária, em âmbito nacional ou internacional. O texto também prevê uma comissão para tratar do prêmio, constituída por representantes da Presidência da República, do Senado, da Câmara dos Deputados e de entidades da sociedade civil.

jonasJonas Pinheiro

Na justificativa do projeto, José Medeiros diz que a escolha do patrono que inspira a premiação decorre da ideia de “prestarmos justa homenagem a um dos pioneiros da extensão rural em nosso país”. O autor define Jonas Pinheiro (1941-2008) como um “ardente defensor das causas do campo” e “um símbolo do desenvolvimento de Mato Grosso e da luta pela valorização do setor agrário nacional”. Para Medeiros, Jonas Pinheiro era “um homem que, nascido nos recônditos da solidão pantaneira, compreendeu, como poucos, a vocação rural de nossa Nação”.

Nascido em Santo Antônio do Leverger (MT) em 1941, Jonas Pinheiro era formado em Medicina Veterinária. Foi deputado federal e senador por vários mandatos e pautou sua trajetória pública pela “defesa da qualidade de vida do homem do campo”. Pinheiro morreu em 2008, de falência múltipla de órgãos.

Fonte: Agência Senado

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rbEjFHX
Sobre o autor
Rodrigo Fraoli - CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio. * Saiba mais em #mktparaoagro - RURALBOOK *

Posts relacionados

Seja o primeiro a comentar