Show Agro 2019 em Paragominas – Quem disse que o campo não é lugar de mulher?

A porteira está se abrindo para o mundo feminino dentro do agronegócio e esse é um assunto que estará em pauta durante a Show Agro 2019, na abertura do evento, no próximo dia 22 de maio.

O encontro “Mulheres do Agro”, vai reunir não só as cooperadas da Coopernorte, mas todas que quiserem acompanhar a evolução Delas no campo. Segundo Cirede Carloto, cooperada da Coopernorte, a mulher tem um papel fundamental no cooperativismo, tanto na execução quanto no planejamento de ações de desenvolvimento do setor. “Desde o ano passado, a Coopernorte fomenta a participação da mulher no ambiente cooperativo, desde da contratação de novas funcionárias à composição do quadro social. Entendemos que o campo, cada vez mais abre espaço pra gente e isso é muito bom”, afirma a cooperada.
As ações da Coopernorte pra elas não se restringe à Show Agro, mas é a culminância dessas ações. “As mulheres de hoje não querem ser apenas esposas ou mães. Isso mudou. Queremos ser reconhecidas na sociedade (e até somos) e no agronegócio não poderia ser diferente”, explica. E é por isso que a Show Agro deste ano vai promover o encontro das Mulheres do Agro.
Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), a participação da mulher no mercado de trabalho do agronegócio cresceu, entre 2004 e 2015, passando de 24,11% para 27,97%.
Hoje, o quadro social da Coopernorte é composto de 55 mulheres. Cirede diz que ainda a atuação é pequena, mas confia no crescimento, pois a cooperativa está com foco nele. “É por isso que estamos em constante conversa com as nossas mulheres, trazendo palestras, workshops, consultores para que entendamos de uma vez por todas, que a mulher tem lugar no Agro e, especialmente em Paragominas e na Coopernorte. Não há futuro sem cooperativismo e não há cooperativismo sem mulheres”, finaliza.
Reposts:Jorgequadros
Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-5xi

Você pode gostar...

×