Soja: Plantio no Brasil em 2019/20 deve crescer 0,8%, projeta SAFRAS

Fonte: Pixabay

Os produtores brasileiros de soja deverão cultivar 36,631 milhões de hectares em 2019/20, a maior área da história, crescendo 0,8% sobre o total semeado no ano passado, de 36,339 milhões. A projeção faz parte do levantamento de intenção de plantio de SAFRAS & Mercado.

Com uma possível elevação de produtividade, de 3.270 quilos para 3.396 quilos por hectare, a produção nacional deve ficar acima da obtida nesta temporada. A previsão inicial é de uma safra de 123,788 milhões de toneladas, 4,7% maior que as 118,242 milhões obtidas neste ano.

O analista de SAFRAS & Mercado, Luiz Fernando Roque, destaca que, apesar do novo recorde, o ritmo de aumento da área deverá diminuir nesta safra, em comparação com as anteriores. As incertezas com relação a questões fiscais no Brasil – como as discussões envolvendo a Lei Kandir e o Funrural – somadas a um novo aumento dos custos, queda recente nos preços e indefinições sobre os rumos do mercado internacional no contexto da guerra comercial trazem um cenário de desconforto para o produtor brasileiro neste momento.

“Tal desconforto leva, inicialmente, a intenção de elevar pouco a área a ser semeada com soja na nova temporada. Além disso, a recente melhora na remuneração da pecuária brasileira diminuiu o ímpeto da transferência de pastagens para o cultivo da oleaginosa”, explica Roque.

Deverá haver algumas transferências de áreas de feijão e milho verão nas regiões centrais do país, mas também em um ritmo inferior às safras anteriores. A maioria dos estados brasileiros deverá ter aumento de área.

Esta nova elevação da área brasileira, mesmo que sutil, trará novamente um potencial produtivo recorde para o país. “Se o clima permitir, o Brasil poderá se consolidar como o maior produtor do mundo da oleaginosa na temporada 2019/20, com potencial inicial de produção de 123,8 milhões de toneladas”, conclui o consultor.

Reposts: DestaqueRural

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-5Et

Você pode gostar...

×