Troca de tiros deixa feridos em tentativa de invasão em fazenda no PA – G1

Cinco seguranças e três dos invasores ficaram feridos.
Nove pessoas foram detidas.

Fonte: Internet

Fonte: Internet

A Fazenda São Luis localizada na zona rural de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, sofreu uma tentativa de invasão, na quinta-feira (17). O Comando da Polícia Militar da região informou que cerca de 60 pessoas tentaram invadir a propriedade, que pertence a Mineradora Vale.

De acordo com a PM, os envolvidos eram da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) e usaram um trator para abrir o caminho que dá acesso a sede da propriedade. Quando chegaram ao local, seguranças da fazenda teriam reagido e houve troca de tiros. Cinco seguranças e três dos invasores ficaram feridos.

A Fetraf informou que os trabalhadores realmente era ligados a federação e que apenas reagiram ao ataque dos seguranças. Nove pessoas foram detidas.

“Por necessidade de alimento, aprovamos uma roça coletiva, onde nossos agricultores pudessem fazer os plantios e sobreviver deles, uma vez que o Incra não tem cestas básicas para manter esse povo nos acampamentos, e o nosso povo entrou lá com o trator fazendo uma abertura na área, não foi na área toda, não foi na sede, não detonamos patrimônio nenhum. Nosso povo está lá trabalhando, aí a empresa desce e começou a atirar, aí o nosso povo, como qualquer um humano, logicamente, foi fazer sua legítima defesa e quando viu que o ataque seria grande, eles começara também a atacar”, explica Viviane Oliveira, coordenadora nacional Fetraf.

A Mineradora Vale disse, em nota, disse que os envolvidos também bloquearam o acesso à Mina do Sossego. Segundo a Vale, os invasores atiraram contra a equipe de vigilância da Vale.
Em fevereiro deste ano, a Justiça determinou a reintegração da Fazenda, invadida em junho de 2015. Em agosto, houve nova tentativa de invasão.

A Vale informou ainda que a área da Fazenda São Luiz é de grande importância ambiental e foi adquirida pela Vale como parte do plano de compensação determinado pelo Ibama para obtenção da licença de  implantação de seu projeto de expansão na região. O Tribunal de Justiça do Estado informou que vai marcar uma nova data para o julgamento.

Fonte: G1

Banner rodapé fornecedor

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/IwYzY

Você pode gostar...