USDA: cerca de 72% da safra de soja dos EUA é boa a excelente – Globo Rural

Ainda segundo a entidade, também houve melhora na estimativa da produção de milho; veja também como estão as safras de trigo e algodão

Clima foi mais seco do que o esperado no cinturão dos Estados Unidos, estimulando os produtores a plantarem mais rapidamente este ano (Foto: José Medeiros/Ed.Globo)

Clima foi mais seco do que o esperado no cinturão dos Estados Unidos, estimulando os produtores a plantarem mais rapidamente este ano (Foto: José Medeiros/Ed.Globo)

Cerca de 72% da safra 2016/2017 de soja nos Estados Unidos apresentava condição boa a excelente no último domingo (5/6), de acordo com o levantamento de acompanhamento de safra do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgado nesta segunda-feira (6/6). O número, levemente acima dos 69% apurados em igual período do ciclo passado, se opõe a previsões de produtores e traders que veem potencial para um verão mais quente neste ano que o normalmente observado, o que pode reduzir a produção de grãos dos EUA, de acordo com o relatório do USDA.

Em boa parte do mês passado, o clima foi mais seco do que o esperado no cinturão dos Estados Unidos. A situação contribuiu para que produtores dos EUA tenham realizado o plantio mais rapidamente este ano. Em torno de 83% dasafra de soja já foi plantada, ante 77% na média dos últimos cinco anos. Do total, 65% da safra emergiu, ante 57% na média apurada para este período entre 2011 e 2015.

Em relação ao milho, o USDA estima que 75% da produção norte-americana do grão está em condição boa a excelente, acima dos 72% verificado na última semana e dos 74% registrados há um ano. Em torno de 98% da safra 2016/2017 já foi plantada, contra 97% na média de cinco anos. Do total cultivado, 90% emergiu, acima dos 86% na média do verificado entre 2011 e 2015.

Quanto ao trigo de primavera, cultivado no norte das Grandes Planícies, o governo norte-americano relatou que 79% da safra tem condição boa a excelente, em linha com o reportado na semana passada. O USDA informou, ainda, que 96% desta safra emergiu, ante 78% registrado na média de cinco anos. No caso do trigo de inverno, plantado ao sul das Grandes Planícies, houve nova piora de um ponto porcentual na qualidade boa a excelente, para 62%.

O USDA também destacou que 75% da safra 2016/2017 de algodão havia sido plantada até domingo, abaixo da média de 84% para esta etapa do plantio nos últimos cinco anos. Do total, 47% do que já foi cultivado tem condição boa a excelente e 7% formou maçãs, abaixo dos 8% na média dos últimos cinco anos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Por ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte: Revista Globo Rural

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/CmQPv

Você pode gostar...

Seja o primeiro a comentar