WhatsApp - 94.99148.2775

Valoração florestal é tema de seminário no Idesp

O Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) realiza, nesta terça-feira (17), mais uma edição da série de seminários “Diálogos sobre desenvolvimento”. Desta vez, os debates se darão em torno dos “Instrumentos de valoração florestal no estado do Pará”.

floresta_ativoambiental_110908O objetivo é apresentar e discutir os estudos desenvolvidos pela Diretoria de Estudos e Pesquisas Ambientais do Instituto, em relação aos mecanismos internacionais de redução de gases do efeito estufa e mudanças climáticas, assim como instrumentos nacionais e políticas públicas voltadas a valoração e gestão dos recursos naturais no Estado.

A coordenadora técnica da diretora de estudos e pesquisas ambientais, Nathália Nascimento, explica que o estado do Pará possui um enorme patrimônio natural, com potencial para aplicação de mecanismos de valoração, porém, ainda existe a necessidade de marco conceitual e regulamentação. “Cabe ressaltar que o Estado tem contribuído positivamente para que o Brasil atinja sua meta de redução de gases do efeito estufa, ao mostrar diminuição gradativa das suas taxas de desmatamento, contudo, não tem sido compensado por isso. Para tanto, são necessários mecanismos de compensação por ações de conservação, cujos benefícios poderiam ser destinados ao financiamento de projetos sustentáveis. Diante disso, a ideia principal desse evento é discutir a temática, a forma como está sendo tratada no Pará e perspectivas futuras”.

O seminário terá a participação do professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Antônio Cordeiro, que vai mostrar as experiências de valoração no estado do Pará. Em seguida, o assessor da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Wendell Andrade, e a coordenadora técnica da diretoria ambiental do Idesp, Nathália Nascimento, explanarão sobre “Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) e Pagamento por Serviços Ambientais – PSA”.

Por fim, a coordenadora do Núcleo de Estudos Ambientais do Idesp, Marta Amorim, e o bolsista Maicon Farias destacam as “Perspectivas da regulamentação do ICMS Verde no estado do Pará”. O público também poderá participar com perguntas e colocações.

Serviço:

O evento começa a partir da 9 horas, na sede do Idesp. As inscrições são gratuitas podem ser feitas pelo site do Instituto (www.idesp.pa.gov.br).

Fonte: Agência Pará

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rba9GWK
Sobre o autor
Rodrigo Fraoli - CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio. * Saiba mais em #mktparaoagro - RURALBOOK *

Posts relacionados

Seja o primeiro a comentar