Agricultores e produtores participam do primeiro fórum Agrorondon

Com objetivo de discutir as demandas dos produtores de Rondon do Pará e apresentar propostas e ideias que visam fortalecer o crescimento do homem do campo, que a Secretária Municipal de Agricultura através da Prefeitura Municipal, realizou durante os dias 28 e 29 o I Fórum Agrorondon, no espaço de eventos Samaritano.

Produtora rural há mais de 15 anos na zona rural Campo Dourado, Maria Benedita, produz vários alimentos em seu sítio de onde mentem o seu sustento mensalmente. “É lindo de ver o tanto de coisas que já plantei lá e ver crescendo e podendo ofertar aqui para a cidade. Desde 2004 que trabalho no campo e criei minha família assim e alimentei todos, com produtos da minha terra. Vim participar desse evento para saber mais o que eles têm a nos oferecer, os benefícios para a nossa produção”, comentou.

A iniciativa do Fórum trouxe ao município o Selo Artesanal que é emitido pela Adepará que são voltados para os produtores, segundo o secretário municipal de agricultura, Edvaldo Martins, a iniciativa irá propor mais renda de produção aos produtores. “A vinda do selo para Rondon do Pará é de muita importância para os produtores que vão poder comercializar os seus produtos para o comercio local e para região. A nossa iniciativa é mostrar para eles novas formas de investimentos dentro dos plantios e nas produções”, explica.

Uma base econômica do município, estar presente no agronegócio que tem ganhado destaque na região com as grandes produções. A programação abordou temáticas voltadas desde o pequeno produtor a os que estão presentes nas grandes produções e plantios espalhados pelo município.

“A nossa iniciativa é que os participantes da programação saiam cheio de informações e motivados a estarem empreendendo em seus negócios, através das propostas que vão ser apresentadas a eles. Tivemos várias empresas parceiras que aceitaram trocar ideias com os produtores e apresentar suas histórias e acessos aos serviços prestados, como por exemplo o Banpará, que possuí uma linha de crédito voltada para o setor rural”, disse a engenheira agrônoma e participante da organização, Marcia Azevedo.

Para o representante da Coopernorte, Fábio Sousa, programações como essas são essenciais para compartilhar informações e principalmente conhecimento entre os produtores. “Mostrar para a comunidade um pouco da nossa trajetória, os desafios e conquistas, e também para os agricultores da região que eles cooperando, eles podem crescer e contribuir para o desenvolvimento da localidade onde estão presentes. Estamos há um ano e seis meses aqui na cidade, e temos grandes projetos estratégicos para a região e ao longo dos anos vamos se fortalecer ainda mais na região de Rondon e Dom Eliseu”.

A programação contou com visitas nas áreas de produções, espalhadas pela cidade, com intuito de apresentar e aproximar os produtores uns dos outros.

Por Jussara Alves – Redação Ruralbook

Quer receber nossas matérias, reportagens e conteúdos em primeira mão?

Faça parte de nossos grupos – Central Ruralbook

Sugestões de pauta envie para:

Whatsapp: (94) 99220-9471 – Email: redacao@ruralbook.com

Vídeos Curtos