Como combater mosca branca em quiabeiro – Globo Rural

Surtos ocorrem em várias regiões brasileiras no período de dezembro a abril

Como se combate a mosca branca que ataca quiabos?

O adulto da mosca branca tem asas esbranquiçadas e corpo amarelado, enquanto a forma jovem, também conhecida como ninfa, se parece com uma pequena concha amarela, que fixa-se na face inferior das folhas, principalmente as mais baixas. Surtos populacionais ocorrem em várias regiões brasileiras no período de dezembro a abril. A infestação do inseto em pequenos cultivos de quiabeiro não provoca grandes danos e perdas que justifiquem o uso rotineiro de inseticidas químicos sintéticos. Além disso, o controle da praga em pequenas hortas deve ser cauteloso, para evitar a exposição de crianças, adultos e animais domésticos a pesticidas tóxicos. Não se recomenda também o uso de inseticidas alternativos, que têm como ingrediente o extrato ou calda de fumo, pois são preparados com muita nicotina e prejudiciais para quem manipular o líquido e comer as hortaliças.

Vale ressaltar que a mosca branca já tem resistência a diversos inseticidas e estamos dentro do período de maior incidência do inseto, que vai declinar na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste a partir de maio, quando as temperaturas médias ficam abaixo de 23 ºC. As chuvas controlam naturalmente a mosca branca tanto por lavagem direta das folhas (remoção do inseto), quanto pelo aumento da umidade relativa do ar, que favorece a ação de inimigos naturais. A maioria dos extratos vegetais e caldas à base de sabão ou detergente, que aparecem em receitas na internet, tem ação repelente sobre os insetos adultos, podendo durar por até quatro dias. Para ninfas, a eficiência de controle é mais duradoura, mas a calda inseticida deve ser aplicada diretamente na face inferior da folha, onde o inseto se aloja. Entre as medidas preventivas de controle, recomenda-se que o cultivo de quiabeiro seja feito longe de lavouras de tomate, feijoeiro, soja e abóboras, que são hospedeiros da mosca branca. No caso de pequenas propriedades, indica-se fazer o isolamento da área de cultivo de quiabeiro com implantação de barreiras físicas com culturas perenes (cana-de-açúcar ou capim-elefante) e/ou anuais, como milheto e girassol mexicano, com pelo menos 1,5 metro de altura. Instale-as no entorno do plantio, perpendiculares à direção predominante do vento e, quando possível, rodeando toda a lavoura. Mais informações estão disponíveis na Circular Técnica nº 80 – “Recomendações para o controle de pragas em hortas urbanas”, que pode ser acessada a partir do site da Embrapa. Na publicação há um conjunto de medidas de controle que poderão minimizar o problema da mosca branca em hortas.

CONSULTOR: MIGUEL MICHEREFF FILHO, pesquisador da área de Entomologia da Embrapa Hortaliças, Rodovia Brasília/Anápolis, BR 060, Km 09, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, Brasília, DF.

 

Por João Martins

Fonte: Globo Rural

Banner rodapé fornecedor

Cursos Online

Quer receber nossas matérias, reportagens e conteúdos em primeira mão?

Faça parte de nossos grupos – Central Ruralbook

Sugestões de pauta envie para:

Whatsapp: (94) 99220-9471 – Email: redacao@ruralbook.com