Os celulares atuais podem ser realmente incríveis para quem aprecia praticidade e boa qualidade de imagem. Recursos como resolução 4K, estabilização de imagem e HDR permitem a gravação de vídeos dignos de excelentes imagens usando apenas o pequeno aparelho.
O segredo é que, na grande maioria das vezes, o que faz um vídeo ser realmente bom é a pessoas por trás da câmera e não as ferramentas que ela possui. Por isso, separamos algumas dicas simples que podem te ajudar a aproveitar a vantagem da mobilidade para capturar imagens melhores com o seu celular.
1. Limpe a lente
Essa dica pode parecer ridícula, mas você ficaria impressionado ao saber quanta sujeira e gordura se acumulam na lente da câmera do seu smartphone.
2. Atenção ao áudio
Áudios ruins podem acabar com uma boa gravação de vídeo, e o fato do seu aparelho conseguir gravar uma locução decente em um ambiente silencioso não quer dizer que ele também vai se sair tão bem em ambientes abertos e barulhentos.
Se você vai gravar pessoas falando, chegue mais perto delas para evitar ruídos do ambiente — como vento, por exemplo. Além disso, certifique-se de não cobrir o microfone do smartphone na hora de gravar um vídeo.
3. Filme na horizontal
Se você quer que as pessoas vejam o seu vídeo em tamanho real no monitor de um computador ou em uma TV, mantenha o seu celular na horizontal enquanto grava. Filmar com o aparelho na posição vertical pode parecer ótimo quando você está olhando para a tela do celular, mas assim que você joga o vídeo para qualquer outro lugar, o resultado será uma imagem no meio da tela com faixas pretas em ambos os lados.
Quando estiver com o aparelho na orientação paisagem, tente encontrar uma linha horizontal e mantenha o nível do quadro. Use o horizonte como referência para tentar manter tudo nivelado; com certeza o resultado visual será bem mais agradável.
Vídeos para envio em POSTS whatsApp, instagram e facebook use o celular na horizontal. Já para STORIES, use na vertical. Cada rede social tem seu estilo de postagem.
4. Use as duas mãos
Para gravar um vídeo mais suave e estável, use as duas mãos para segurar o aparelho. EVITE MOVIMENTOS BRUSCOS! Para aumentar ainda mais a estabilidade, tente manter os cotovelos na lateral do seu corpo. Firmar bem os pés no chão e mover toda a parte superior do corpo — e não apenas a câmera — também pode resultar em movimentos mais suaves.
Embora isso não elimine completamente os pequenos movimentos involuntários (ou mãos trêmulas), pelo menos vai evitar solavancos repentinos comuns de filmagens feitas com apenas uma das mãos segurando o dispositivo.
Procure deixar o aparelho sempre na altura dos ombros, assim você mantem uma altura ideal para visualização.
5. Apele para composições clássicas
Muitas vezes, imagens marcantes e que deixam impressões duradouras fazem uso de regras de composição que são projetadas para atrair os olhos do espectador para uma determinada parte da cena.
Uma boa forma de começar é entendendo a regra dos terços. Basicamente, ela divide a tela em três terços verticais e horizontais para obter um total de nove quadrados. Os quatro cantos do quadrado central são considerados bons lugares para colocar algo interessante, ou se você estiver gravando uma pessoa, posicione a cabeça dela sobre um destes pontos.
Alguns celulares permitem ativar as grades de enquadramento no próprio aplicativo da câmera, mas isso nem sempre funciona no modo de vídeo. No entanto, você pode passar rapidamente para a opção “foto” enquanto arruma o enquadramento do vídeo para ter uma noção melhor do espaço.
6. Use a luz a seu favor
A luz é uma parte importantíssima na hora de conseguir uma boa imagem. No entanto, ela pode ser sua amiga ou inimiga durante uma filmagem. É preciso saber trabalhar com a luz disponível e usá-la a seu favor. Ao ar livre, por exemplo, tente encontrar uma posição onde o sol está iluminando uniformemente a cena que você deseja gravar.
Se algumas partes da cena estão muito claras ou muito escuras, adquira o hábito de mudar sua posição até encontrar outro ângulo que ainda permita o enquadramento desejado, mas onde a luz esteja melhor.
7. Ajuste manual
Nem todos os aplicativos de câmera permitem ajustar manualmente a exposição e o foco, mas tente pressionar e segurar alguma área da tela do dispositivo para ativar o modo de bloqueio AE/AF (exposição automática/foco automático).
Isso vai evitar que o foco da imagem fique mudando enquanto você grava. Definir o foco manualmente pode ser uma ótima opção na hora de filmar algum objeto bem de perto e destacar alguns detalhes específico.
8. Acessórios amigos
Até agora, todas as dicas exigiam apenas o seu smartphone, mas existem alguns acessórios fantásticos disponíveis no mercado e que podem transformar o seu telefone em uma câmera de vídeo incrível.
Alguns exemplos são: tripé para smartphones, estabilizador motorizado, filtros analógicos, lentes acopláveis, microfone externo, entre outros.
9. Saiba o que é possível (ou não) fazer
Se a sua intenção é fazer os melhores vídeos possíveis com seu smartphone, antes de colocar a mão na massa é preciso conhecer suas limitações. Verifique coisas como a quantidade de memória disponível no aparelho e a vida útil da bateria; dessa forma, você não perderá tempo escolhendo fotos e vídeos para deletar e liberar espaço bem na hora de gravar algo superinteressante. Conhecer bem a bateria do dispositivo também pode ajudá-lo a saber quando deve andar por aí com um carregador portátil.
Também é preciso ter em mente que os smartphones não possuem lentes de zoom e todos os recursos de zoom digital reduzem a qualidade de uma imagem. Sendo assim, você deve se aproximar o máximo possível do seu alvo para que ele preencha o quadro sem distorções.
10. Edição e compartilhamento
Não é preciso perder horas editando seus vídeos. Muitas vezes, apenas cortar o início e o fim de uma gravação e organizar as imagens obtidos em uma ordem lógica já são o suficiente para um resultado legal.
Na maioria dos casos, é possível fazer essas pequenas alterações no próprio aplicativo nativo do aparelho, mas o que não falta por aí são aplicativos de edição de vídeo que abrem mais possibilidades para melhorar suas imagens.
Outra dica é compartilhar suas gravações, afinal não existe forma melhor de obter um feedback de onde você está acertando e onde ainda precisa melhorar. Mostre os vídeos para seus amigos e aguarde os comentários (construtivos, é claro) para aperfeiçoar cada vez mais suas técnicas.
Fonte: Canal Tech