Moeda americana cai para perto de R$ 5 justamente quando produtores carregam custos elevados de fertilizantes, defensivos e sementes; diferença entre o câmbio da compra e da venda pode apertar ainda mais a rentabilidade no campo.
A queda do dólar no agronegócio acendeu um alerta dentro da porteira. Nesta terça-feira, 6 de outubro de 2026, a PTAX de venda divulgada pelo Banco Central ficou em R$ 4,9698. Apenas quatro dias antes, em 2 de outubro, estava em R$ 5,2238. Isso representa uma valorização expressiva do real em poucos pregões.
Além disso, na segunda-feira (5), o dólar à vista despencou 4,12% em apenas uma sessão, encerrando a R$ 5,0022. Foi a maior queda diária da moeda americana diante do real em mais de oito anos. No acumulado de 2026 até aquele momento, o dólar registrava recuo de 8,87%.
Para parte da economia, um dólar mais barato pode representar alívio. Entretanto, para o produtor rural que já comprou fertilizantes, defensivos, sementes ou outros componentes dolarizados quando a moeda estava mais cara, a conta é diferente.
O custo ficou registrado no passado. A receita, porém, ainda será formada no futuro.
É justamente aí que aparece o chamado descasamento cambial.
O produtor pode comprar caro e vender com dólar barato
Grande parte dos insumos de uma safra é contratada meses antes da colheita. Por isso, a operação agrícola funciona com dois momentos cambiais distintos.
Na primeira etapa, o produtor compra os insumos. Se fertilizantes e defensivos são negociados quando o dólar está elevado, o custo em reais tende a carregar aquela condição cambial.
Na segunda etapa, acontece a venda da produção. Soja, milho, algodão, café e diversas outras commodities brasileiras possuem forte ligação com preços internacionais denominados em dólares.
Assim, mesmo que a cotação internacional permaneça estável, uma queda significativa do dólar pode reduzir o preço convertido para reais.
Em outras palavras: o produtor pode carregar um custo construído com dólar alto e receber pela produção com dólar mais baixo.
Esse movimento não significa que toda queda cambial provoque automaticamente prejuízo. O preço final recebido pelo agricultor também depende da cotação internacional da commodity, dos prêmios, da oferta e demanda regional, do frete e da chamada base.
Ainda assim, quando o câmbio recua rapidamente, uma das principais sustentação dos preços em reais pode desaparecer.
Fertilizantes mostram o tamanho da exposição
O risco ganha relevância porque o agronegócio brasileiro continua extremamente dependente de insumos estrangeiros.
Segundo levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), 93% dos fertilizantes utilizados no Brasil em 2025 foram importados. A entidade afirma que fertilizantes permanecem em níveis elevados e seguem pressionados pelo câmbio, pelas incertezas geopolíticas e pelos custos logísticos.
Além disso, entre janeiro e abril de 2026, o Brasil importou 4% menos fertilizantes nitrogenados e fosfatados em relação ao mesmo período de 2025, mas gastou 16% mais, passando de US$ 3,7 bilhões para US$ 4,3 bilhões.
Portanto, uma valorização do real agora pode tornar novas compras de produtos importados mais favoráveis. No entanto, ela não reduz retroativamente o custo dos insumos já adquiridos para a safra.
Esse detalhe é decisivo.
Custo já está dentro da lavoura
Em Mato Grosso, um dos maiores polos produtores do país, dados divulgados pelo Imea ajudam a dimensionar a situação.
Em julho, o custeio da soja transgênica para a temporada 2026/27 estava estimado em R$ 4.323,22 por hectare. Somente fertilizantes respondiam por R$ 1.720,35/ha e defensivos por R$ 1.346,96/ha.
No milho de alta tecnologia, o custeio alcançava R$ 3.778,76/ha. Já no algodão, chegava a R$ 10.629,11/ha.
Dessa forma, milhares de produtores entram na temporada com boa parte dos custos já definida.
Ao mesmo tempo, a Conab projeta que a safra brasileira de grãos 2026/27 poderá atingir 366,6 milhões de toneladas, potencialmente um novo recorde histórico.
Produzir mais, contudo, não significa necessariamente ganhar mais.
Se preço, câmbio e produtividade não remunerarem adequadamente o capital investido, uma safra recorde pode conviver com margens apertadas.
Retenção da soja pode aumentar
Diante de um dólar mais baixo, uma reação possível é o produtor reduzir o ritmo de comercialização.
Quem possui capacidade financeira e armazenagem pode optar por esperar uma recuperação do câmbio ou uma melhora da cotação internacional antes de fechar novos negócios.
Essa estratégia, entretanto, também tem custo.
Ao segurar o grão, o produtor assume despesas de armazenagem, juros, necessidade de capital de giro e o próprio risco de o mercado continuar desfavorável.
Além disso, compromissos financeiros não desaparecem enquanto a soja ou o milho permanecem armazenados.
Por isso, a decisão de reter produção precisa considerar fluxo de caixa e não apenas expectativa de preço.
Crédito e compromissos da safra entram na conta
O aperto de margem também merece atenção porque o setor já enfrenta um ambiente financeiro mais desafiador.
A B3 destaca que o agronegócio convive atualmente com preocupações relacionadas à inadimplência, enquanto o estoque de Cédulas de Produto Rural (CPRs) superou R$ 474 bilhões em junho de 2026.
A CPR é atualmente um dos principais instrumentos de financiamento da cadeia agropecuária brasileira e pode representar tanto compromisso de entrega física como liquidação financeira.
Portanto, quando a margem diminui, cresce a importância de administrar cuidadosamente compromissos assumidos com bancos, tradings, cooperativas e fornecedores.
Isso não significa que uma queda pontual do dólar provocará automaticamente inadimplência. Entretanto, operações que combinaram custos elevados, baixa proteção de preço e elevada alavancagem ficam mais vulneráveis.
Hedge deixa de ser detalhe e vira ferramenta de gestão
O cenário reforça uma lição conhecida, mas nem sempre aplicada: o risco da lavoura não termina na produtividade.
Preço e câmbio também precisam ser administrados.
A B3 disponibiliza contratos futuros de dólar e de commodities agrícolas. Esses instrumentos permitem estruturar operações de hedge voltadas à redução da exposição às oscilações de mercado.
Contratos futuros surgiram justamente para reduzir a incerteza entre o momento em que uma operação é planejada e aquele em que será efetivamente liquidada.
No caso do produtor, uma estratégia pode combinar proteção do preço da commodity com proteção cambial.
No entanto, operações com derivativos exigem conhecimento técnico, definição correta de volumes e vencimentos, análise de base e gestão de garantias. Portanto, não devem ser tratadas como apostas direcionais no dólar.
Hedge não existe para acertar o mercado. Existe para dar previsibilidade à margem.
Barter reduz parte do descasamento
Outra alternativa amplamente utilizada é o barter, em que o produtor negocia insumos mediante compromisso futuro de entrega de uma quantidade definida de grãos.
Na prática, essa estrutura transforma parte do custo da produção em sacas, reduzindo a exposição direta à oscilação do dinheiro entre compra e venda.
Contudo, barter não elimina todos os riscos da atividade.
Produtividade, clima, base regional, preço relativo dos produtos, condições contratuais e capacidade de entrega continuam sendo fatores relevantes.
Por isso, antes de fechar a operação, o produtor deve calcular cuidadosamente quantas sacas por hectare serão comprometidas para pagar o pacote tecnológico.
Comercialização parcelada também protege a média
Além do hedge e do barter, existe uma ferramenta simples de gestão: evitar concentrar toda a venda em um único momento.
Ao comercializar parcelas da produção em diferentes períodos, o agricultor reduz sua dependência de uma única cotação do dólar ou da commodity.
Por exemplo, uma parcela pode ser travada durante o planejamento da safra; outra, durante o desenvolvimento da cultura; e uma terceira, próxima ou depois da colheita.
Assim, forma-se um preço médio.
Essa estratégia não garante o maior preço do ano. Entretanto, diminui o risco de vender toda a produção justamente no pior momento.
O dólar barato também cria oportunidades
Apesar da preocupação com a safra já custeada, a valorização do real também tem um lado positivo para o campo.
Caso seja sustentada, ela pode favorecer compras futuras de fertilizantes, defensivos, máquinas, peças e outros produtos importados ou dolarizados.
Portanto, produtores que ainda possuem parte dos insumos da próxima safra para adquirir podem encontrar oportunidades.
A questão central é separar duas contas: o custo da safra que já foi montada e o custo da próxima safra.
Para quem já comprou caro, a queda do dólar pode prejudicar a relação entre custo e receita. Para quem ainda irá comprar, o mesmo movimento cambial pode representar oportunidade de redução de despesas.
Queda do dólar mostra que gestão precisa ir além da lavoura
Em suma, a forte valorização recente do real expõe uma fragilidade recorrente do agronegócio brasileiro: produzir eficientemente já não basta para garantir margem.
O produtor precisa acompanhar simultaneamente custo, produtividade, preço da commodity, câmbio e fluxo de caixa.
A queda do dólar pode ser positiva para novos investimentos e futuras compras de insumos. Entretanto, para quem já carregou o custo da safra em patamares cambiais superiores e ainda não protegeu sua receita, o movimento atual representa um alerta.
No agro moderno, o melhor negócio não é necessariamente vender no maior dólar ou comprar no menor. Acima de tudo, é proteger uma margem que faça a atividade continuar economicamente sustentável.
Para aprofundar o planejamento financeiro, comercial e estratégico da propriedade, produtores também podem acessar a Fazenda Planejada, plataforma de cursos, e-books e livros da Ruralbook. Os materiais foram desenvolvidos para levar informação prática ao campo e auxiliar na tomada de decisões dentro e fora da porteira.
Fontes:
Banco Central do Brasil / Reuters / CNA / Imea / Conab / B3
Essas fontes foram utilizadas para garantir uma abordagem precisa e detalhada da matéria.
Jornalismo Ruralbook – A informação que vem do campo.
Conteúdos publicados no portal Ruralbook, com autoria do jornalismo Ruralbook e seus colunistas, são protegidos por direitos autorais. Caso sejam utilizados em outros meios, é obrigatório citar o canal Ruralbook como autor e incluir um link de redirecionamento para o portal. Essa medida visa garantir o reconhecimento da fonte e a disseminação de informações de qualidade no setor agro.



















