O trabalho da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) na recuperação do rio Peixe-Boi, que corta quatro municípios do nordeste paraense, acaba de receber um aporte de R$ 30 mil, por meio de um convênio com o Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor-bio).
Os recursos, que a princípio serão aplicados por um ano no acompanhamento das 30 famílias envolvidas especificamente no município de Peixe-Boi, são do Fundo Nacional da Floresta (Fundeflor) e dizem respeito ao projeto Renascente, de parceria da Emater com o Ideflor, pelo qual áreas de preservação permanente da margem do rio Peixe-Boi vêm sendo recuperadas, desde 2013.
No começo do mês, uma reunião da diretoria executiva com as equipes do escritório regional de Capanema e do escritório local de Peixe-Boi da Emater, realizada em Capanema, tratou do planejamento das ações para o biênio 2016/2017. “São visitas técnicas, implantação de unidades demonstrativas e Dias de Campo”, resume o coordenador técnico da Emater, o engenheiro agrônomo Paulo Lobato. A ideia, segundo ele, é que nos outros três próximos anos se reafirme repasse financeiro no mesmo sentido.
Por Aline Miranda
Fonte: Agência Pará