Ao longo deste ano, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Limoeiro do Ajuru, nordeste do estado, contabilizou a liberação de R$ 1.447. 936,00 em recursos financiados por meio do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), na linha de crédito Floresta. O trabalho, que teve as parcerias da Prefeitura Municipal e do Banco da Amazônia, beneficiou 82 famílias de extrativistas.
O chefe do escritório local da Emater, Hiram Dias de Araújo, explicou que a Prefeitura de Limoeiro do Ajuru cedeu a técnica em agropecuária Eliedina Pompeu, e o operador dos recursos, o Banco da Amazônia, cedeu o engenheiro agrônomo João Boulhosa. “Coube ainda à Regional Tocantins o repasse de R$ 28. 958, 72, equivalente a taxas de ATER”.
As famílias de extrativistas manejarão 486 hectares de açaizais nativos, que estão concentrados, na maioria, nos rios Anajás, Japiimzinho, Japiimgrande, Tatuóca e Cupijó. O manejo de açaizal está entre as principais atividades econômicas do município, junto com a pesca. Os recursos vão garantir a inclusão produtiva, organização econômica das famílias, bem como ampliação de meios de comercialização, entre outros benefícios.
Por Edna Moura
Fonte: Agência Pará