A terça-feira (8) encerra estável no mercado independente do frango vivo. Sem registrar modificações desde o final de agosto, o setor enfrente um longo período de estabilidade diante da retração no consumo.
Em São Paulo o preço de referência completa a décima semana de manutenção em R$ 3,10 o quilo. Já em Minas Gerais a cotação permanece em R$ 3,30/kg.
Altas ocorrem, no entanto, no mercado atacadista de São Paulo. Em sete dias a carcaça valorizou 1,4%. “A reposição de estoques pelo varejo foi mais intensa nos últimos dias, o que ocasionou as valorizações”, avalia a Scot Consultoria.
Porém, esses aumentos não refletem diretamente na remuneração dos produtores integrados, uma vez que o consumo abaixo da média dos últimos anos, faz com que as agroindústrias optem por trabalhar apenas com o sistema de integração, recorrendo menos a oferta livre.
Contudo, a Consultoria não descarta a possibilidade de valorizações do mercado paulista dos próximos dias, já que a proximidade com o pagamento dos décimos terceiros salários, abonos salariais e férias, podem impulsionar a demanda pela proteína.
Na visão do analista da Safras & Mercado, Fernando Iglesias, “o consumo até foi bom nos últimos meses, mas a percepção é que a oferta também foi ampliada, impossibilitando as tentativas de reajustes mais expressivos nas cotações”, afirma.
Fonte: Notícias Agrícolas