Grupo BBF assina termo para auxiliar no plantio de 100 mil mudas de árvores em Concórdia do Pará

A empresa participou do I Fórum Regional de Sustentabilidade na cidade de Concórdia e reafirmou seu compromisso com a descarbonização da Amazônia

Fotos: Divulgação | Fonte: Correio Paraense
O Grupo BBF (Brasil BioFuels), maior produtor de óleo de palma da América Latina, participou nesta terça-feira (21) do I Fórum Regional de Sustentabilidade Concordia Verde, promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente. Na cerimônia de abertura, a BBF reafirmou o seu compromisso com a descarbonização da Amazônia ao assinar o termo de contribuição para plantar 100 mil mudas de árvores na cidade de Concórdia até 2030.
O termo de contribuição assinado foi o ponta pé inicial do Fórum que debateu pautas voltadas ao reflorestamento da região Amazônica e a preservação dos seus recursos naturais. A atuação da BBF no Pará foi destaque na mesa de debate sobre os desafios do processo de produção agro sustentável na Amazônia. Só no Estado, o Grupo BBF cultiva mais de 60 mil hectares de palma de óleo que ajudam a capturar, anualmente, mais de 463 mil toneladas de carbono da atmosfera, o que destaca sua atuação no cultivo sustentável da palma de óleo recuperando áreas degradadas na região Norte do País.
A prefeita da cidade de Concordia do Pará, Elizângela Selestino, enfatizou que precisa e conta com o apoio de empresas parceiras para auxiliar o município a ser pioneiro no combate ao desmatamento da Amazônia. “Com o apoio primordial do setor privado, estamos conseguindo alcançar números que colocam o Pará como exemplo na luta ao desmatamento diante do mundo todo. E a BBF, que tem um ativo de plantações de dendê aqui no município de Concórdia, é um parceiro que tem nos estendido as mãos nesse constante trabalho”, destaca a prefeita.
Ao todo, a BBF já plantou mais de 11 milhões de árvores de palma de óleo na região Amazônica. Sinônimo de orgulho para o agricultor Fagner Arruda, membro do programa de agricultura familiar da BBF, que destacou sua satisfação em contribuir com a descarbonização através da BBF. “Fico imensamente feliz por fazer parte de um programa que ajuda a descarbonizar a Amazônia. Com o auxílio da BBF, mantenho meu plantio não só para manter a renda da minha família, mas para ser exemplo para meus filhos no que trata de preservação ambiental”, finaliza o agricultor.
Em 2022, o Grupo BBF realizou mais de 40 ações voltadas para as comunidades dos municípios do Vale do Acará, como construção de pontes, manutenção de estradas vicinais, ampliação da cobertura 4G, entre outras benfeitorias.
Entre os destaques das benfeitorias em infraestrutura e serviços, estão as construções de 9 pontes, a manutenção de mais de 650 quilômetros de estradas vicinais, construção de poços artesianos, estruturas de caixas d´água para as comunidades, cursos profissionalizantes, palestras de preservação ambiental em escolas públicas, assistência técnica de fitossanidade aos agricultores da região, entre outros.
Outro importante marco na operação da BBF no Pará é a geração de emprego e renda. Dos mais de 6 mil colaboradores diretos que a empresa possui atualmente, mais de 5 mil são em postos de trabalho no estado do Pará. Com as oportunidades de empregos e o desenvolvimento socioeconômico da região, somam-se aí mais de 18 mil atividades indiretas gerados pela companhia.
Por meio do Programa de Agricultura Familiar, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a BBF incentiva mais de 400 famílias nas comunidades dos municípios de Tomé Açu e Acará, no Estado do Pará. A elas, a BBF fornece mudas, permuta para compra de fertilizantes com preços acessíveis, assistência técnica com especialistas no cultivo de dendê, auxílio para crédito bancário, estímulos à melhoria contínua e garantia de compra dos frutos a preços competitivos do mercado. Ao todo, a produção garantiu uma receita de mais de R$ 30 milhões às famílias parceiras da empresa que trabalham no cultivo palma de óleo.

Sobre o Grupo BBF

O Grupo BBF (Brasil BioFuels), empresa brasileira fundada em 2008, é a maior produtora de óleo de palma da América Latina, com área cultivada superior a 75 mil hectares e produção de cerca de 200 mil toneladas/ano de óleo. A empresa é pioneira na criação de soluções sustentáveis para a geração de energia renovável nos sistemas isolados, com usinas termelétricas movidas a biocombustíveis produzidos na região. Sua atividade agrícola recupera áreas que foram degradadas até 2007 na Amazônia, seguindo o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo (ZAE), aprovado pelo Decreto 7.172 do Governo Federal, de 7 de maio de 2010.
A BBF criou um modelo de negócio integrado em que atua do início ao fim da cadeia de valor – desde o cultivo sustentável da palma de óleo, extração do óleo bruto, produção de bicombustíveis, biotecnologia e geração de energia renovável – com ativos totalizando cerca de R$ 2,1 bilhões e atividades gerando mais de 6 mil empregos diretos na região Norte do Brasil. As operações da BBF estão situadas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, compreendendo 38 usinas termelétricas (25 em operação e 13 em implementação), 3 unidades de esmagamento de palma de óleo, uma extrusora de soja e uma indústria de biodiesel.
A empresa está expandindo sua oferta de biocombustíveis e firmou parcerias para produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e de Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO), também chamado de diesel verde. Os novos combustíveis sustentáveis serão produzidos a partir de 2025 na primeira Biorrefinaria do país, em fase de construção na Zona Franca de Manaus.
POR: Correio paraense

Quer receber nossas matérias, reportagens e conteúdos em primeira mão?

Faça parte de nossos grupos – Central Ruralbook

Sugestões de pauta envie para:

Whatsapp: (94) 99220-9471 – Email: redacao@ruralbook.com

Vídeos Curtos