O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-bio) promove nesta segunda-feira (24) em Afuá, na Ilha do Marajó, em três comunidades do entorno do Parque Estadual Charapucu, um curso de manejo de açaizais. O objetivo é mudar a forma de exploração na região, que atualmente sofre com a retirada indiscriminada de palmito sem o manejo adequado, o que prejudica a cadeia ecológica.
A ação vai até sábado (29) e tem parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). Os participantes do curso recebem cartilhas, doadas pela Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa/Amapá). O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Polícia Militar, também está presente no trabalho.
A gerência do Parque Charapucu, na companhia do secretário municipal de Meio Ambiente de Afuá, Décio Quintas, visitou no domingo (23), na Ilha Camaleões, o projeto Quelônios da Amazônia, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A iniciativa visa a preservação das tartarugas da Amazônia, principalmente as da espécie Podocmenis expansa.
Por Denise Silva
Fonte: Agência Pará