Um touro da raça Dexter de dois anos entrou para o livro dos recordes, o Guinness, sendo o menor da raça bovina em 2012.
O mini boi tem origem irlandesa. Conheça a menor raça bovina do mundo. Trata-se do gado Dexter.
O registro dos primeiros animais são do ano de 1750. Os pequenos bois e vacas são descendentes do rebanhos bovinos pretos criados pelos povos celtas.
A raça é denominada a menor do mundo e mede no máximo 107 centímetros, um pouco mais de um metro na idade adulta.
As mini vacas, por exemplo, chegam a pesar de 90 a 150 quilos, embora os mini touros não passem dos 450 quilos.
Primeira mini vaca no país da realeza
A raça Dexter chegou na Inglaterra no ano de 1882, com apenas dez exemplares de mini bovinos, adquiridos por uma importante família local de fazendeiros.
Embora, só foram oficialmente exibidos no Royal Show no ano de 1886, quatro anos após a chegada dos pequenos animais.
Surpreendentemente, a partir daquele ano, o rebanho de animais pequenos passou a ser visto em propriedades até mesmo nos Estados Unidos.
O menor touro do mundo
No ano de 2012 um exemplar reprodutor de mini bovino de 2 anos e 5 meses de idade, do norte da Irlanda, foi reconhecido como o menor touro do mundo.
Ele mediu apenas 76,2 centímetros de altura, quase 40 centímetros menor que o tamanho convencional dos animais da raça.
Mesmo com seu tamanho nanico, a carcaça do mini bovino é larga e profunda de posteriores bem arredondados. E podem ser vistos animais de 3 cores: preta, vermelha ou marrom.
Outra curiosidade sobre esse pequeno gado é que alguns exemplares podem nascer mochos, no entanto, outros podem ter chifres pequenos e grossos.
Nos machos o chifre cresce para fora com uma leve curvatura para frente, e nas fêmeas cresce para cima.
A mini vaca é uma grande mãe!
Contudo, as mini vacas da raça Dexter são extremamente maternais.
As fêmeas produzem um leite rico em gordura, semelhante a qualidade do leite da raça Jersey.
Portanto, elas produzem cerca de 7,5 litros a 9,5 litros de leite por dia.
Doença no genes do menor bovino do mundo
Alguns animais da raça Dexter carregam em seu gene a condrodisplasia, um gene semi letal, que é uma forma de nanismo. Dessa maneira é possível ver nos animais pernas mais curtas do que em um gado normal.
Certamente se cruzar dois mini bovinos com o mesmo gene, a chance de ocorrer um aborto prematuro do feto é de 25%.
Hoje em dia já é possível realizar testes por meio do DNA retirado do pelo da cauda do bovino para saber se ele possui o gene semi letal ou não.
A carne do mini bovino
Considerada de excelente qualidade e sabor e com bom marmoreio, a carne do mini bovino apresenta uma cor levemente vermelha escura, o que lembra muito a do Aberdeen Angus.
Para um pecuarista produzir a carne desse pequeno bovino é lucrativo. Por exemplo, os novilhos terminados a pasto dos 20 aos 24 meses de idade, sem suplementação complementar, pesam em média entre 145 e 220 quilos.
O Brasil é um país que está sempre em ascensão quando se fala de carnes nobres, mas mesmo assim, não existem registros de criação da menor raça do mundo.
Fonte: Giro do Boi