Mercado de celulose deve se recuperar

Getting your Trinity Audio player ready...

Os preços globais da celulose se mantiveram em patamar baixo ao longo de 2020, após terem recuado na segunda metade de 2019 para o menor patamar em 3 anos (BHKP em USD 450/tonelada na China), segundo o Rabobank. A instituição divulgou o seu relatório sobre perspectivas para o agronegócio brasileiro.

Nesse cenário, o mercado deve se recuperar. “No início de 2020, o mercado esperava uma recuperação nos preços após um forte ajuste de estoques no final de 2019 e começo de 2020, porém, a chegada da pandemia frustrou a recuperação dos preços. Apesar das incertezas globais, com a crise econômica gerada pelo surto de Covid-19, o mercado de celulose manteve-se perto do equilíbrio entre oferta e demanda durante 2020”, comenta.

“Os estoques internacionais iniciaram o ano, próximos de patamares normalizados (45 dias equivalentes) e a rentabilidade baixa ou até negativa para um percentual relevante dos produtores globais de celulose (aproximadamente 20%) acabou limitando a oferta em várias regiões. Assim, o espaço para quedas adicionais de preços em 2020 comprovou-se limitado, e a demanda global mostrou resiliência apesar das incertezas no cenário macroeconômico. Ao longo de 2020, o real depreciado tem ajudado a incrementar as margens dos exportadores brasileiros e colocá-los em uma situação bem mais favorável do que seus pares internacionais, mantendo margens saudáveis apesar dos preços baixos em dólar”, completa.

O principal impacto da crise global do Covid-19 no setor, foi a queda na demanda de papeis de imprimir e escrever, que trouxe uma aceleração da tendência observada nos últimos anos. “Com algumas exceções como a China e outros mercados emergentes, o consumo de papeis de imprimir e escrever diminuía há muito tempo e por vários motivos. A digitalização observada na maioria dos setores da economia global, especialmente em áreas como a educação, a publicidade e os jornais, já mostrava há pelo menos uma década, uma clara tendência de queda no consumo de papel em várias regiões”, conclui.

Por: AGROLINK –Leonardo Gottems

Últimas Notícias

Fazenda Planejada

Quer receber nossas matérias, reportagens e conteúdos em primeira mão?

Faça parte de nossos grupos – Central Ruralbook

Sugestões de pauta envie para:

Whatsapp: (94) 99220-9471 – Email: redacao@ruralbook.com

plugins premium WordPress