Cerca de 20 mil empregos poderão ser gerados no estado se 10 frigoríficos que estão fechados ou com produção reduzida, reabrirem e aumentarem sua produção, estimou Rinaldo Salomão, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Campo Grande e região (STIAACG).
Essa possibilidade existe por conta da medida da União Européia (EU) que decidiu, ampliar para todo o Estado, a partir de 1º de julho, a área autorizada para exportar carne bovina ‘in natura’ para os países do bloco econômico.
Para isso, o sindicalista pede um empenho maior dos governos com os empresários, para que a reabertura e o fortalecimento dessas unidades de abates e exportação sejam readequadas para atender o mercado externo.
A área autorizada pela UE compreende os municípios de Corumbá e Ladário, bem como a região localizada a 15 quilômetros das fronteiras externas nos municípios de Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo.
Fonte: Capital News, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.