A Coordenadoria de Ordenamento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Sema) vai apoiar a elaboração e implementação de planos municipais de controle e combate ao desmatamento (PPCADs municipais) nos municípios de Cumaru do Norte, Brasil Novo, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, Tailândia, Dom Eliseu, Paragominas, Santana do Araguaia, Ulianópolis, Itaituba, Goianésia do Pará e Almeirim.
A implementação nesses municípios será efetuada ainda este mês por meio de consultoria contratada através do processo licitatório concluído nesta sexta-feira, 11. A partir desse ato, começam os trabalhos previstos no contrato com os 15 municípios selecionados.
Esta ação é resultado do apoio do Governo do Pará na execução de um conjunto de ações no âmbito municipal, que objetivam a identificação das dinâmicas de desmatamento e sensibilização para formalização dos pactos; organização de evento ou audiência pública para formalização do pacto em cada um dos municípios; implantação do comitê local e definição das diretrizes e ações; apoio técnico às prefeituras e consolidação dos Planos Municipais de Combate ao Desmatamento.
A Sema, em parceria com o Programa Municípios Verdes, definiu a metodologia de ação dos PPCADs Municipais, que contará com ordenamento ambiental, pactos locais contra o desmatamento, instalação e funcionamento dos comitês e grupos locais, monitoramento e verificação em campo dos focos de desmatamento detectados. Os quinze municípios estão divididos em “embargados”, “sob pressão”, “consolidados”; “base florestal” e “municípios verdes”.
Fonte: Agência Pará