O crescente avanço tecnológico fornece ao produtor rural ferramentas digitais que auxiliam a rotina produtiva do campo. Os aplicativos direcionados ao agro podem ser úteis de diversas maneiras, como na identificação de pragas e pulverização da lavoura, amostragem das melhores datas de plantio de certas culturas, demonstração de uso de produtos biológicos e até locação de máquinas e implementos agrícolas. São inúmeros os benefícios que os produtores podem obter com a adoção da tecnologia em seus negócios. Confira a seguir, nove aplicativos que podem melhorar o gerenciamento das atividades e aumentar a produtividade de forma prática e eficiente:
-
Zarc – Plantio Certo
O Zarc – Plantio certo é um aplicativo desenvolvido pela Embrapa para que o produtor saiba qual o período ideal para a plantação de uma determinada espécie em sua região. O app permite o acompanhamento do clima na safra corrente ou na anterior, e utiliza dados do ZARC (Zoneamento Agrícola de Risco Climático), que é uma ferramenta de política agrícola e gestão de riscos na agricultura adotada pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). De forma geral, o aplicativo mostra as melhores datas para o plantio de 43 culturas, considerando o tipo de solo, a cultura, o ciclo da planta e o município. Apresenta também, taxas associadas ao risco de perdas.
- BIOTROP
O aplicativo Biotrop busca atualizar os usuários das últimas notícias da empresa brasileira de soluções biológicas e naturais BIOTROP e possibilita calcular a dose exata de bioinsumos para o cultivo de soja. Além disso, através do app os produtores podem conhecer os produtos da empresa e assistir vídeos referentes ao assunto. A BIOTROP trabalha no desenvolvimento de pesquisas e soluções biológicas com o objetivo de criar recursos sustentáveis, saudáveis e regenerativos para a agricultura.
-
GPD- Grupo de Plantio Direto
O aplicativo foi desenvolvido com o intuito de ajudar o produtor a estimar a importância de cada linha do seu plantio e garantir uma melhor plantabilidade. A ferramenta realiza o cálculo de coeficiente de variação e o cálculo de plantas duplas e falhas.
-
Pragueiro – Gestão agrícola simplificada
O app Pragueiro – Gestão agrícola simplificada foi pensado para auxiliar agricultores na estratégia MIP (Manejo Integrado de Pragas e Doenças). A ferramenta desenvolvida pela upCampo registra informações georreferenciadas sobre as pragas, cria um histórico da área, desenvolve um mapa de infestação, um gráfico de evolução das pragas e alertas para períodos sem levantamento. As informações disponibilizadas possibilitam o melhor controle das pragas e evitam aplicações de agrotóxicos, o que contribui para a preservação do meio ambiente.
-
Agrobase
O aplicativo Agrobase possui uma base de dados sobre agropecuária e oferece um catálogo de pragas, plantas daninhas, doenças e todos os pesticidas registrados no Brasil. O app pode ser utilizado em culturas de vegetais, frutas, castanhas, horticulturas e pecuária e foi projetado para que os usuários identifiquem fácil e corretamente plantas daninhas, insetos, doenças e pragas. O aplicativo verifica ainda, o produto ideal para o controle desses problemas.
-
Bioinsumos
Esse aplicativo foi desenvolvido pelo Programa Bioinsumos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em parceria com a Embrapa. Ele tem como objetivo consolidar um Catálogo Nacional de Bioinsumos para promover o acesso à informação sobre os produtos disponíveis e onde encontrá-los. O uso de produtos biológicos otimiza a produção, reduz os custos e diminui impactos ambientais. Além disso, fornece alimentos mais saudáveis e de melhor qualidade.
-
Doutor Milho
O aplicativo Doutor Milho oferece informações técnicas e recomendações de manejo das lavouras de milho de acordo com a fase de desenvolvimento de cada talhão/gleba da lavoura. O app também funciona offline e possibilita consultas específicas sobre todas as cultivares de milho disponíveis no mercado a cada safra.
-
Alluagro
-
Roda da Reprodução
O app Roda da Reprodução foi desenvolvido pela Embrapa por meio das unidades Pecuária Sudeste e Informática Agropecuária dentro do programa Balde Cheio. A ferramenta foi programada para auxiliar no gerenciamento de rebanhos leiteiros e permite monitorar facilmente os estágios produtivos e reprodutivos de cada rebanho. Os episódios de cada animal podem ser registrados, o que facilita a rotina do produtor e proporciona uma visão dinâmica do rebanho com acesso rápido aos dados individuais de cada animal. Além disso, o aplicativo permite que sejam identificados nos animais, problemas reprodutivos, períodos de lactação, previsão de proximidade de retorno ao cio e visualização da distribuição de partos.
Por Manoela Ferreira
ruralbook