Uma das inovações apresentadas pelo Plano é que a implementação da agricultura orgânica também pode ser financiada.
O Plano Safra 2024/25 incentiva ainda mais o fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis, com redução das taxas de juros para recuperação de pastagens e premiação para os produtores rurais que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reiterou durante participação ao Bom Dia, Ministro, do CanalGov, que o Governo Federal está estimulando cada vez mais as boas práticas de sustentabilidade. Serão premiados os produtores rurais que já estão com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado e, também, aqueles produtores rurais que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis. “Além de os produtores que tem o Cadastro Ambiental Rural aprovado e que se sintam estimulados que terão 0,5% de desconto, outras boas práticas de sustentabilidade também vão ser beneficiadas com mais 0,5%. Portanto, será 1% a menos de juros para os produtores que têm práticas de sustentabilidade” pontuou Fávaro.
Na linha de financiamento para investimentos, são 13 programas, entre eles, destaca-se o Programa para Financiamento a Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis (RenovAgro). Por meio dele, é possível financiar práticas sustentáveis como a recuperação de áreas e de pastagens degradadas e podem ser financiadas implantações de agricultura orgânica, dentre outras atividades agropecuárias sustentáveis. “A gente tem que lembrar que o orgânico não é produto só daquele pequeno produtor, mas que ele pode e deve estar também presente nas médias e grandes propriedades, nós temos que ter cada vez mais alimentos que usam produtos biológicos”, afirmou Carlos Fávaro.
Outras novidades voltadas para a atividade sustentável do Plano Safra 2024/25 são o RenovAgro Ambiental que vai possibilitar financiamentos para realizar a adequada reparação ambiental em área embargadas, para que elas possam entrar na legalidade. Já o RenovAgro Dendê, que tem foco na implantação, melhoramento e manutenção de florestas de dendezeiro, que passa a ser denominada RenovAgro Palmáceas, agora inclui todas as espécies dessa família com enfoque na produção de energia.
Fávaro ainda afirmou o compromisso do Governo Federal com a produção sustentável. “Estamos fazendo um plano safra maior que o anterior, um recorde e estamos estimulando a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente” ressaltou.