Os 8 implementos agrícolas mais utilizados pelos produtores rurais

Os implementos agrícolas auxiliam o produtor rural em suas tarefas diárias dentro das lavouras, sendo muito utilizados por aumentar a agilidade e rapidez dos processos de produção.

O uso deles é feito, principalmente, no manejo do solo e dos cultivares da fazenda, atuando junto às máquinas agrícolas.

Na busca pelo aumento da rentabilidade de suas lavouras, os produtores rurais têm investido cada vez mais na melhoria do desempenho de suas máquinas e de seus implementos agrícolas.

Mas, você sabe quais deles são os mais utilizados nas fazendas? Listamos 9 8 implementos agrícolas que todo produtor rural deve conhecer.

1. Arados

arado

Talvez o mais antigo e mais conhecido de todos, os arados são usados, de forma periódica, para o primeiro preparo do solo. Basicamente, eles reviram o solo de uma maneira que plantas que estão na parte de cima (daninhas ou restos de plantação) fiquem enterradas.

O uso de arados também melhora a infiltração da água. Ele ainda é usado para incorporação de adubos e corretivos no solo e na construção de curvas de nível nos talhões. Os arados são divididos conforme os seus formatos, sendo eles:

Arados de disco

Os arados de disco são formados por discos, cubos e colunas, e utilizados acoplados a um trator agrícola. A principal função dos discos é promover o corte, elevação e mobilização da leiva (nome dado a terra que é levantada/amontoada pelo arado).

Para lavouras com solos mais arenosos, são indicados o uso de discos mais lisos, já em solos mais ardilosos e com mais palhadas, os discos com bordas recortadas possibilitam maior penetração do arado.

Arados de aiveca

A superfície retorcida dá o nome a esse tipo de arado: aiveca. Ela é responsável por elevar, torcer e inverter a leiva – promovendo melhor incorporação dos restos de plantas que os arados de discos. Por conta disso, o arado de aiveca é mais indicado para fazer a adubação de cobertura.

Tanto os arados de disco como os de aiveca podem ser fixos ou reversíveis. Os segundos podem movimentar o solo para a direita e para esquerda, mas para isso é preciso colocar o implemento no sentido inverso.

2. Grades

Também utilizadas no preparado dos solos, as grades são usadas com o objetivo de melhorar as condições de semeadura, germinação e desenvolvimento das plantas das lavouras.

As grades, acopladas a tratores, são utilizadas para desagregar e quebrar torrões; nivelar a superfície do solo; incorporar insumos aplicados a jato; picar e incorporar restos de culturas (de maneira superficial).

As grades podem ser de dentes, molas ou discos e precisam ser utilizadas com cautela, pois podem causar problemas como deixar o solo suscetível à erosão; compactação do solo e aumento do uso de combustíveis.

3. Pulverizador

Este implemento agrícola possui a função de aplicar os produtos fitossanitários nas lavouras (contra insetos, pragas, doenças e ervas daninhas).

Atualmente, o uso de pulverizadores autopropelidos tem sido mais comum nas grandes fazendas, porém, ainda se encontram no campo lavouras que usam os pulverizadores acoplados a tratores.

Dentre os pulverizadores tratorizados, os tipos mais comuns são o pulverizador atomizador (utilizado na aplicação de produtos fitossanitários em fruticulturas) e o pulverizador de barra (utilizados em diversos tipos de culturas agrícolas).

4. Subsolador

O subsolador serve para romper camadas compactadas do solo, principalmente as que estão mais inferiores. Assim, o solo fica mais areado e com melhor drenagem interna, diminuindo o escoamento inicial e o tempo de encharcamento.

Além disso, a resistência de raízes se torna menor. Porém, o implemento por si só não resolve o problema de compactação do solo, já que é apenas uma medida paliativa.

O subsolador demanda grande força de tração, tendo grande custo operacional, pois exige tratores potentes com um elevado uso de combustível.

5. Rolo faca

Muito utilizado durante o plantio direto, e por isso, muito comum em fazendas de grãos. É utilizado para manejo de resteva (restos de cereais) que ficam na superfície do solo.

O rolo faca é utilizado para que as semeadoras tenham um melhor rendimento, pois ele possibilita a rolagem e picagem da biomassa vegetal presente no solo evitando embuchamentos.

6. Semeadora

Resumindo, a função da semeadora é depositar as sementes de um novo plantio no solo. Por ser um implemento agrícola essencial para que a lavoura aconteça, as semeadoras evoluíram muito nos últimos anos.

As sementeiras, como também podem ser chamadas, são classificadas em dois tipos principais, a partir da forma que distribuem suas sementes:

Semeadoras de precisão: utilizada para semear grãos graúdos, como soja e milho;

Semeadoras de fluxo contínuo: utilizadas com sementes miúdas, como trigo, sorgo e milheto.

A maior diferença entre as duas é que a primeira espalha sementes com um intervalo grande entre uma e outra, tendo um espaçamento maior entre as linhas. Elas utilizam dosadores com discos horizontais ou a vácuo.

Já o segundo tipo de semeadoras distribuí as sementes de forma contínua no sulco, sendo utilizadas em culturas que precisam de menores espaçamentos entre suas linhas de plantação.

Durante o plantio direto, as semeadoras exigem maior força, potência e uso de combustível. A regulagem desse implemento agrícola também precisa de muita atenção por parte do produtor rural, para que não haja má distribuição das sementes pelos talhões.

7. Enxada rotativa

As enxadas rotativas também são utilizadas no preparo dos solos, sua grande vantagem é a possibilidade que elas dão de preparar o solo em uma única operação.

Este implemento agrícola é muito comum em plantações de hortaliças e flores, também sendo utilizadas para manejo de ervas daninhas e na aplicação de fertilizantes e corretivos no solo.

8. Escarificador

Comparado ao arado convencional, o escarificador possui algumas diferenças em seus resultados. Ele é usado para o preparo do solo, porém quebra a compactação causada pelo uso de outros implementos agrícolas.

Com isso, o solo fica menos suscetível a erosões. O escarificador pode ser utilizado em solos completamente secos, mas não substitui totalmente o uso de outros implementos agrícolas como o arado e a grade pesada.

Conclusão

O produtor rural possui uma série de opções no mercado quando o assunto é implementos agrícolas. Neste texto, vimos que existem arados, grades, sementeiras (…) dos mais diversos tipos e que suprem necessidades diferentes.

E o bom funcionamento deles é um fator muito importante para que seus objetivos sejam alcançados. Utilizando um software de gestão na sua fazenda, monitorar e gerir suas máquinas agrícolas e implementos se torna um processo mais dinâmico e otimizado.

Por: Siagri

Cursos Online

Quer receber nossas matérias, reportagens e conteúdos em primeira mão?

Faça parte de nossos grupos – Central Ruralbook

Sugestões de pauta envie para:

Whatsapp: (94) 99220-9471 – Email: redacao@ruralbook.com