Pecuarista destaca importância da chegada da Integral Mix em Paragominas

Foto: Divulgação

História de Paragominas se confunde com legado de Mauro Lúcio; pecuarista esteve presente na inauguração da fábrica da Integral Mix no último dia 04

A Integral Mix inaugurou no último dia 04 sua quarta fábrica no estado do Pará, com expectativa de gerar 500 empregos. A empresa especializada em nutrição animal, foi inaugurada em Paragominas. A inauguração contou com a presença do diretor do grupo, Marcos Lima, familiares, funcionários, autoridades e empresários do Ceará, entre os quais Edmilson Júnior, Roberto Pessoa e Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará.

Na oportunidade, o CompreRural esteve presente no evento a convite da empresa e realizou várias entrevistas com autoridades e pecuaristas que fazem parte da história da região de Paragominas. Uma delas é Mauro Lúcio Costa, confira nossa entrevista exclusiva.

A história do pecuarista Mauro Lúcio Costa se entrelaça com a do município de Paragominas (PA). O mineiro veio para o Pará na década de 80, e, juntamente com outros ícones da cidade, foi um dos responsáveis pela implementação do projeto Município Verde e é hoje exemplo de que é possível ter uma pecuária sustentável que alia a preservação ambiental à produtividade nas fazendas. Exatamente 15 anos depois, o município é atualmente o principal exemplo de que o Brasil pode reduzir suas emissões, aumentar a produtividade e alavancar a economia simultaneamente.

Foto: Divulgação

Com cerca de 100 mil habitantes e a 300 km da capital Belém, Paragominas é um centro intenso da produção agropecuária brasileira. Mas, no ano de 2008, após ter entrado na lista das cidades que mais desmatavam a Floresta Amazônica, seus produtores rurais ficaram sem acesso a linhas de crédito. E, foi a partir daí que, juntamente com o então prefeito Adnan Demachki, e na época, presidente do Sindicato Rural, Mauro Lúcio desenvolveu o Projeto Município Verde.

O que o município de Paragominas fez no fim da década de 2010 deixou claro que, com vontade política e envolvimento da sociedade civil, e que tem como reverter seu maior problema ambiental que é a emissão de gases decorrente do desmatamento.

Em entrevista ao Compre Rural, Mauro Lúcio falou sobre esse movimento de sustentabilidade na pecuária e a importância do conhecimento na vida das pessoas.

Foto: Divulgação

“Eu sou filho e neto de produtor rural, pecuarista, e, eu comecei na pecuária desde criança. Somos de Minas Gerais e meu pai comprou terreno aqui em 1975, na época ele só comprou área e não mudou, ficou em Governador Valadares, mas em 1980 eu mudei para cá então eu conheço essa história – a de Paragominas desde esse início, e por muitas vezes essa história foi distorcida”, comentou.

O pecuarista e ambientalista contou que no ano de 2008 começaram a ter muitos problemas ambientais aflorando na região, e, consequentemente surgiram outras questões como o embargo da carne do estado do Pará.

“Começamos a ser culpados por algo que tínhamos feito no passado, e sempre tive dentro de mim as melhores intenções. Na década de 70, foram feitas as aberturas de áreas na região com o propósito de gerar riqueza e empregos na região. E às vezes esse ‘julgamento’ é distorcido, porque com os olhares de hoje a gente não consegue entender o que foi feito na década de 70, não tem como. Deixar de fazer pecuária extrativista para aquela que cuida do meio ambiente é da nossa geração, a do meu pai foi a que fez aberturas, é outra realidade, mas não posso confundir que a minha é a do meu pai então tenho que fazer mudanças, uso da tecnologia, manejo, e a próxima geração é para que eles assumam a parte deles é economizar área, água, será outra proposta”, explicou.

Proprietário da Fazenda Marupiara, em Paragominas, Mauro Lúcio preserva 80% dos 4.356 hectares da propriedade. Em 15 anos a produtividade média da fazenda saltou de 170 quilos de carne por hectare para 1.009 quilos por hectare. E, nas áreas intensificadas, com maior nível tecnológico, o salto é ainda maior: a média do ano registrada em 2021 foi de 1.530 quilos de carne por hectare, embora o pecuarista tenha alcançado até 1.700 quilos. Segundo o pecuarista, o segredo está em tratar bem os animais e as pessoas, investindo em treinamento, na alimentação do gado e principalmente na natureza.

“Plantamos aqui árvores nativas, fazendo bosques separados e fechados porque as espécies nativas têm crescimento mais lento. Temos de cuidar de animais, de aves, das pessoas e a nossa maior riqueza é a água e a biodiversidade”, disse.

Seguidor do que chama de teoria da reciprocidade, Mauro acredita que quanto mais é dado para a natureza, mais ela devolve ao produtor. O mesmo ocorre com seus funcionários, ou seja, quanto mais capacitação recebe, mais devolve para a propriedade.

“Nesse sentimento do extrativismo descontrolado, todos nós vamos ficar pobres porque a natureza vai se degradar e não vamos conseguir tirar mais nada dela. Da mesma forma, se eu quero tirar muito das pessoas, eu tenho que dar muito para elas. Quanto mais eu dou conhecimento, mais elas usam no negócio. Então a gente sempre deve estar atento para evoluir e mudar, pois nada vai sobreviver se não tiver geração de renda”, destacou.

Foto: Divulgação

Importância da chegada da Integral Mix em Paragominas

A conversa com Mauro Lúcio foi durante a inauguração da unidade fabril da Integral Mix em Paragominas. Na ocasião, ele falou também sobre essa conquista para o município.

“Aqui nós pegamos um produto primário que são os grãos e valorizamos ele, transformando, industrializando em ração. Só que agora em vez de mandar para longe vamos trazer os animais para comer aqui, gerando mais emprego e com maior qualidade, maior valor de salário aos trabalhadores, e assim vamos fazendo com que o município cresça. Hoje está sendo à nossa vista mas por muito tempo foi a nossa visão como Paragominas, sociedade é isso a verticalização daquilo que nós produzimos, a agroindústria, especialmente a chegada da Integral Mix, agrega valor àquilo que estamos produzindo”, disse.

A inauguração da fábrica garantirá a qualidade e padronização das rações, vai gerar empregos diretos e indiretos, fomentando o desenvolvimento regional. A empresa possui um extenso portfólio na linha de ruminantes, produzindo a linha branca, adensados, proteicos, energéticos, ureados, núcleos para mistura, confinamento, ração para gado de corte e leite. Dona de marcas como Integral Mix, Tratto e Yep, a fabricante possui unidades industriais em Fortaleza (CE), Paulo Afonso (BA) e Lindóia (SP).

Para Mauro, o grande desafio atual da pecuária é aplicar a tecnologia existente na rotina diária. “Mais do que dinheiro, a tecnologia exige conhecimento, então é uma liberdade para o ser humano aumentar o conhecimento”, finalizou.

Por: Compre Rural

Cursos Online

Quer receber nossas matérias, reportagens e conteúdos em primeira mão?

Faça parte de nossos grupos – Central Ruralbook

Sugestões de pauta envie para:

Whatsapp: (94) 99220-9471 – Email: redacao@ruralbook.com