Equipamento, que permite irrigar em áreas sem acesso à rede elétrica, estará no mercado nas próximas semanas.
Um pivô acionado exclusivamente por energia solar foi lançado no Brasil pela Solbras e Valley. O equipamento, que possibilita o uso da irrigação em áreas sem acesso à rede elétrica, estará disponível no mercado nas próximas semanas.
Foram mais de seis meses de pesquisa e desenvolvimento até que, na última semana, foram finalizados e aprovados todos os testes do projeto.
“A potência envolvida no acionamento dos pivôs é alta, e a fonte solar é intermitente, o que poderia tornar o funcionamento do pivô um pouco instável. No entanto, o dimensionamento correto do sistema fez com que o pivô entregasse todos os parâmetros exigidos para a irrigação”, afirma Fábio Mucin, diretor de operações da Solbras.
O piloto foi implementado em Minas Gerais, onde foi instalada uma usina fotovoltaica exclusivamente para o teste. Após mais de um mês em funcionamento com resultados satisfatórios, o projeto foi comissionado, e a solução será disponibilizada ao mercado.
O produto deve ser utilizado em locais onde a logística de diesel é difícil e cara, já que a conjugação com outras fontes de energia alternativas pode ser uma boa opção para permitir a constância da irrigação, principalmente em dias nublados.
“Este produto entrega valor ao produtor rural, que tem mais uma opção para melhorar a eficiência e produtividade de sua propriedade. Com essa novidade, estamos garantindo que a irrigação de precisão, com energia limpa e barata, esteja disponível para todas as áreas, mesmo aquelas mais remotas”, afirma o diretor de desenvolvimento de rede e marketing da Valmont no Brasil, Jonas Proença.
Por: Globo Rural