A produção de milho e soja no município de Paragominas- PA foi incentivada através de uma contratação com recursos do FNO- Fundo Constitucional do Norte, no valor de aproximadamente R$1 milhão concedida pela agência do Banco da Amazônia na cidade. O custeio agrícola irá beneficiar o Agronegócio no setor produtivo, que é um dos setores mais explorados na região.
Dentre as ações sustentáveis previstas pelo empreendimento, estão o manejo de solo, rotação de cultura e tríplice lavagem das embalagens dos defensivos agrícolas, condutas que possibilitam a preservação do meio ambiente e da saúde humana, e que geram também, perspectivas positivas para o atendimento à demanda pela produção de grãos local.
Segundo o gerente geral da agência do Banco da Amazônia em Paragominas, Vitor Cardozo, o incentivo do Banco é de grande relevância para o desenvolvimento local. “Através dos financiamentos concedidos, a exemplo deste, o Banco visa à geração de emprego, renda, desenvolvimento sustentável e implementação de novas tecnologias de cultivo racional na região”.
O projeto que também abrange os municípios paraenses de Ulianópolis, Dom Elizeu e Rondon do Pará terá prazo de financiamento de um ano, contemplando todas as fases do processo que se inicia com o preparo do solo, plantio, tratos culturais, colheita secagem, armazenagem e por fim a comercialização dos grãos, pois tanto a soja como o milho são culturas de ciclo curto, e a previsão é de geração de cerca de 10 empregos diretos e indiretos no total.
Fonte: Portal Paragominas