O levantamento de dados sobre a produção de pescado no Estado foi o tema de uma reunião entre a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura, a Superintendência Federal da Pesca e a Federação dos Pescadores do Pará, realizada nesta quinta-feira, 19, na sede da Sepaq, em Belém. O objetivo é melhorar as estatísticas do setor pesqueiro no Estado. “Queremos fazer uma troca de experiências, fornecendo dados da superintendência para a Sepaq. Em troca, nós também teríamos acesso ao banco de dados da secretaria”, explicou Nadia Hellen, superintendente Federal da Pesca no Pará.
O Pará tem, hoje, cerca de 250 mil pescadores cadastrados no Ministério da Pesca. Só este ano foram emitidas 15 mil novas carteiras para a categoria no Estado. Segundo a Superintendência Federal da Pesca, estão sendo construídos dois terminais pesqueiros no Pará, atualmente. Um deles fica na Rodovia Arthur Bernardes, em Belém, e a previsão é que seja inaugurado no mês de julho de 2014.
A Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura também capacitou, este ano, cerca de 1.800 pessoas. Elas receberam principalmente cursos de piscicultura. “O resultado desse trabalho é a geração de renda para essas famílias com a venda do peixe criado em cativeiro”, explicou Edinaldo Ramos, secretário adjunto de Pesca. Durante a reunião, a Sepaq se comprometeu a colaborar com a Superintendência Federal da Pesca. Também participou do encontro o presidente da Federação dos Trabalhadores da Pesca do Pará, Orlando Lobato.
Fonte: Agência Pará
Foi útil essa informação? Comente e Compartilhe.