Saiba como dar o pontapé inicial na produção leiteira com as dicas do zootecnista Guilherme Marquez, gerente de Produto Leite da Alta Genetics do Brasil.
Qual a raça de bovinos ideal para iniciar uma produção de leite? A pergunta veio do telespectador Osmar Batista, do município de Paraguaçu Paulista (SP).
O quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 1, esclareceu essa dúvida. Quem deu os conselhos para o telespectador foi o zootecnista Guilherme Marquez, gerente de Produto Leite da Alta Genetics do Brasil.
“Eu indico a raça Girolando que possui 5/8 de composição holandesa com 3/8 o de gir leiteiro”, diz Marquez.
É a melhor raça para iniciar um rebanho leiteiro por ser resistente ao clima tropical e às doenças parasitárias do Brasil. Além disso, os vacas Girolando são boas na produção de leite e também na reprodução.
OUTROS ASPECTOS DA PRODUÇÃO LEITEIRA
No entanto, Marquez aponta outros aspectos da produção leiteira, além da própria preocupação com o gado.
O pecuarista deve se atentar também à nutrição dos animais, ao manejo do rebanho e na aptidão de sua região para produção de leite.
“Produzir leite não é fácil, por isso, eu faço até uma menção a esses guerreiros que produzem leite nesse País todos os dias. Eles fazem o planejamento alimentar, o planejamento de manejo, com treinamento de funcionários”, diz Marquez.
Por: Giro do Boi