Relação de troca para produtor de leite piora

Getting your Trinity Audio player ready...

CIProdutor de leite precisou de 58,1 litros de leite para aquisição de 60 kg de mistura concentrada.

Imagem: Pixabay

O preço do leite ao produtor registrou nova queda em fevereiro e os insumos continuam subindo. Isso faz com que a relação de troca siga piorando. Segundo o Centro de Inteligência do Leite (CILeite), da Embrapa Gado de Leite, na média Brasil a cotação no mês passado fechou em R$1,99 por litro, recuo de 2,2% sobre janeiro. Na comparação anual, o preço nominal ao produtor ficou 40,3% acima do valor recebido em fevereiro de 2020.

No varejo, o preço da cesta de lácteos caiu 0,64%, puxado pelo leite UHT, único produto a registrar queda no mês (-3,3%). Em 12 meses, todos os lácteos registram altas, sendo as mais elevadas para o leite UHT e o leite em pó. De fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021 a alta foi de 15,43%.

Apesar da alta anual nos preços do leite, os aumentos expressivos no milho e no farelo de soja continuam comprometendo a relação de troca leite/insumos. Em fevereiro, o produtor de leite precisou de 58,1 litros de leite para aquisição de 60 kg de mistura concentrada, alta de 32% em relação ao mesmo mês de 2020.

Por: Agrolink

Últimas Notícias

Fazenda Planejada

Quer receber nossas matérias, reportagens e conteúdos em primeira mão?

Faça parte de nossos grupos – Central Ruralbook

Sugestões de pauta envie para:

Whatsapp: (94) 99220-9471 – Email: redacao@ruralbook.com

plugins premium WordPress