Com objetivo de criar novos canais de comercialização para os produtos agrícolas paraenses e de oferecê-los a preços mais baixos para o consumidor, eliminando a presença de atravessadores, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e o Programa Pará Rural uniram esforços para promover a Feira do Pescado e da Agricultura Familiar, na quinta-feira (29), no ginásio da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Belém.
O objetivo foi proporcionar ao produtor rural o incentivo à produção e fomentar a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, para fortalecer o setor rural. A grande dificuldade do produtor rural em ter acesso aos mercados faz com que em muitas ocasiões a produção seja entregue a um intermediário (atravessador), que acaba ficando com a maior parte do lucro. O agricultor familiar deixa ser beneficiado com a comercialização.
A feira também foi destinada a estimular o crescimento da indústria local de processamento de pescado, que agrega valor à produção local. Ao favorecer a venda direta da indústria para o consumidor final, o governo assegura ao consumidor preços mais baixos do que os de mercado, facilitando o acesso a um alimento tradicional na mesa do paraense. Na feira que ocorre na UEPA na quinta foram colocadas à venda entre cinco e seis toneladas de peixes e derivados da pesca.
Por Simone Romero
Fonte: Agência Pará