Agronegócio brasileiro atingiu a marca de 34 aberturas comerciais internacionais apenas neste ano
O Ministério da Agricultura informou, nesta quinta-feira (2/5), a abertura de três novos mercados para produtos do agronegócio brasileiro para a Turquia. As autoridades sanitárias turcas aprovaram o certificado internacional para importação de gelatina e colágeno não comestíveis, ovoprodutos e vísceras organolépticas, os dois últimos destinados à alimentação animal.
As aberturas foram oficializadas cerca de 60 dias após uma missão brasileira à Turquia. O ministério disse que elas “reafirmam a confiança internacional no sistema de controle sanitário do Brasil e deverão contribuir para aumentar ainda mais o fluxo comercial entre os dois países”, disse em comunicado.
A Turquia foi o 13º maior destino das exportações agrícolas brasileiras no ano passado. Em 2023, o Brasil exportou produtos do agronegócio no valor de US$ 2,42 bilhões para o mercado turco, com importante participação do complexo da soja, de produtos têxteis e do café.
Com a inclusão dos três novos mercados, o agronegócio brasileiro atingiu a marca de 34 aberturas comerciais internacionais apenas neste ano. Nos últimos 16 meses, foram abertos 112 novos mercados em 50 países.
Ovoprodutos são itens obtidos a partir do ovo, dos seus diferentes componentes, como clara ou gema, podendo estar complementados com outros produtos alimentares ou aditivos.
Por: Globo Ruralcme