Relatório surpreende o mercado ao elevar a produção americana de milho e soja, aumenta a pressão sobre Chicago e exige mais estratégia do produtor brasileiro.

O novo relatório de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) mudou o humor do mercado internacional de grãos ao elevar as projeções para milho e soja na safra 2026/27 dos Estados Unidos, justamente quando parte dos analistas esperava números menores.
Divulgado em 9 de outubro, o relatório mensal WASDE reforçou a percepção de que a oferta norte-americana será mais confortável do que o mercado vinha projetando, provocando uma forte reação negativa principalmente nas cotações do milho negociadas na Bolsa de Chicago.
O milho sentiu o impacto com maior intensidade, já que o USDA elevou a produção americana para aproximadamente 407,3 milhões de toneladas, frustrando a expectativa de redução da safra.
Segundo o Serviço de Pesquisa Econômica do próprio USDA, a oferta norte-americana de grãos para ração em 2026/27 aumentou cerca de 10,1 milhões de toneladas em relação à projeção anterior, alcançando 476,4 milhões de toneladas. Desse acréscimo, aproximadamente 10,3 milhões vieram apenas da maior disponibilidade de milho.
Milho leva o maior golpe do relatório
Antes da divulgação, agentes do mercado esperavam uma redução da estimativa da safra americana para algo próximo de 399,7 milhões de toneladas; no entanto, o USDA caminhou na direção oposta e projetou aproximadamente 407,3 milhões de toneladas.
Além disso, os estoques finais americanos ganharam força e passaram para aproximadamente 46,97 milhões de toneladas, aumentando a percepção de que haverá mais milho disponível no mercado durante o ciclo 2026/27.
A combinação de produção maior e estoques elevados retirou parte do suporte dos preços e levou os contratos futuros do milho a uma queda próxima de 5% na reação inicial ao relatório.
A pressão não desapareceu nos pregões seguintes. Em 15 de outubro, o mercado ainda negociava sob influência da perspectiva de maior oferta americana, enquanto, no Brasil, o contrato novembro do milho na B3 chegou a registrar queda superior a 1% durante a sessão desta sexta-feira, 16 de outubro.
Outro dado ajuda a dimensionar a mudança no balanço norte-americano: em 1º de setembro de 2026, os estoques de milho da safra anterior nos Estados Unidos somavam 2,10 bilhões de bushels, 35% acima do registrado um ano antes, segundo o USDA.
Soja também tem safra maior, mas China segura parte da pressão
Na soja, o USDA também trouxe números acima da projeção anterior, embora o efeito sobre Chicago tenha sido bem menos agressivo do que no milho.
O órgão elevou sua previsão da produção americana em 27 milhões de bushels, levando a estimativa para 4,56 bilhões de bushels, equivalente a aproximadamente 124 milhões de toneladas, apoiada principalmente pelo aumento da produtividade média esperada.
O rendimento médio projetado subiu para 53,1 bushels por acre, enquanto os estoques finais para 2026/27 ficaram estimados em 315 milhões de bushels, aproximadamente 8,6 milhões de toneladas.
Apesar da safra recorde e dos estoques mais confortáveis, a soja encontra um importante fator de sustentação na demanda internacional, principalmente nas compras chinesas.
Nesta sexta-feira, 16 de outubro, o USDA informou que exportadores privados reportaram uma nova venda de 558 mil toneladas de soja para a China, além de 236 mil toneladas destinadas a compradores ainda não identificados. Um dia antes, outra operação havia confirmado 330 mil toneladas para os chineses.
Dessa forma, enquanto o milho enfrenta um cenário claramente mais pesado de oferta, a soja mantém uma disputa entre o aumento da produção americana e a necessidade chinesa de recompor suas compras.
Clima americano ainda pode mexer com as cotações
Embora a oferta maior tenha dominado a reação do mercado, o clima ainda permanece no radar porque chuvas e excesso de umidade atrasaram parte da colheita no Meio-Oeste dos Estados Unidos nas semanas anteriores.
No início de outubro, apenas 25% das lavouras norte-americanas de soja estavam colhidas, enquanto a média dos últimos cinco anos para aquele período era de 33%. Além do atraso, agentes acompanharam preocupações relacionadas à qualidade dos grãos em áreas atingidas por umidade excessiva.
Posteriormente, condições climáticas mais favoráveis permitiram retomar os trabalhos em algumas áreas do Corn Belt, reduzindo parte desse prêmio climático e recolocando a pressão da oferta no centro das negociações.
Para o Brasil, problemas de qualidade na safra americana podem abrir oportunidades pontuais, porém o produtor não deve contar apenas com esse fator para uma recuperação consistente dos preços.
O que muda para o produtor brasileiro?
Para quem produz milho e soja no Brasil, o relatório americano reforça a necessidade de observar muito mais do que simplesmente a cotação de Chicago, porque câmbio, prêmios nos portos, demanda exportadora, custos logísticos e disponibilidade interna continuarão interferindo diretamente na formação dos preços recebidos no campo.
A maior oferta americana tende, a princípio, a limitar movimentos expressivos de valorização internacional, sobretudo para o milho; entretanto, uma mudança no câmbio, problemas climáticos, avanço das exportações ou alterações na demanda mundial podem modificar rapidamente esse quadro.
No caso da soja, o dólar já mostrou capacidade de amortecer parte das perdas externas nas últimas semanas, enquanto prêmios firmes nos portos brasileiros também contribuíram para manter valores internos acima do que Chicago, isoladamente, indicaria.
Isso significa que uma queda em Chicago não necessariamente será transferida na mesma proporção para a saca brasileira, mas o aumento da oferta mundial diminui a margem para erros na comercialização.
Para o milho brasileiro, há ainda outro sinal de atenção: o próprio relatório manteve a projeção de produção brasileira de 2026/27 em 139 milhões de toneladas, enquanto as exportações foram estimadas em 43 milhões de toneladas. Já para 2025/26, o USDA reduziu sua expectativa de embarques brasileiros de 40 milhões para 38 milhões de toneladas.
Comercialização passa a exigir ainda mais estratégia
Diante desse cenário, vender toda a produção esperando apenas uma recuperação futura de Chicago pode aumentar o risco, assim como liquidar volumes elevados durante movimentos bruscos de baixa pode significar perder oportunidades posteriores.
O novo cenário exige comercialização escalonada, acompanhamento do dólar, atenção aos prêmios de exportação e cálculo permanente da margem da propriedade.
Acima de tudo, o produtor precisa olhar para seu próprio custo de produção, necessidade de caixa e capacidade de armazenagem, porque uma decisão correta para determinada fazenda pode não fazer sentido para outra propriedade situada em região diferente.
Além disso, a movimentação recente demonstra como relatórios internacionais podem alterar rapidamente a formação das cotações, mesmo quando os fundamentos brasileiros permanecem praticamente inalterados.
Oferta maior pesa, mas mercado ainda tem variáveis abertas
Em suma, o USDA trouxe ao mercado uma realidade mais confortável de oferta americana, principalmente para o milho, deixando Chicago mais dependente de novos estímulos de demanda ou de algum problema climático relevante para recuperar terreno.
Na soja, por outro lado, a produção recorde dos Estados Unidos aumenta a pressão, mas as recentes compras chinesas mostram que a demanda continua capaz de oferecer sustentação e gerar movimentos de recuperação em determinados momentos.
Para o produtor brasileiro, o recado é claro: o momento pede cautela, planejamento e aproveitamento de oportunidades de preço, porque a combinação entre grande oferta global e volatilidade pode tornar a comercialização cada vez mais decisiva para a rentabilidade da safra.
Para aprofundar decisões de gestão, comercialização e planejamento da propriedade, conheça também a Fazenda Planejada, plataforma de cursos, livros e e-books do Ruralbook criada para levar conhecimento prático e informação ao produtor rural que busca administrar sua atividade com mais estratégia e segurança.
Fontes:
USDA / USDA Economic Research Service / USDA Foreign Agricultural Service / Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA) / Notícias Agrícolas
Essas fontes foram utilizadas para garantir uma abordagem precisa e detalhada da matéria.
Jornalismo Ruralbook – A informação que vem do campo.
Conteúdos publicados no portal Ruralbook, com autoria do Jornalismo Ruralbook e seus colunistas, são protegidos por direitos autorais. Caso sejam utilizados em outros meios, é obrigatório citar o canal Ruralbook como autor e incluir um link de redirecionamento para o portal. Essa medida visa garantir o reconhecimento da fonte e a disseminação de informações de qualidade no setor agro.


















