A variedade é geneticamente modificada para sobreviver o clima no Sul e não multiplica nematóides, que prejudicam o solo
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou uma nova variedade de milheto. Com o objetivo de ser uma opção para a produção de grãos, de forragem e de palhada de alta qualidade, a tecnologia pode também reduzir os custos dos criadores de animais.
A pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo Jane Machado explica que uma das principais diferenças dessa variedade é o material geneticamente melhorado. “Quando a gente pensa em melhorar o desenvolvimento da cultura, pensamos na genética. No caso dessa nova variedade de milheto, tem o diferencial que foi desenvolvida para a região sul. Por isso, ela se torna mais adaptada às condições climáticas da região”, diz.
Além disso, reforça a especialista, o milheto apresenta elevado potencial produtivo, arranque inicial de desenvolvimento rápido e não multiplica o nematoide. “Essa cultivar é tolerante ou resistente a desenvolvimento de nematóides, e isso hoje para o nosso país é muito importante porque esses micro-organismos têm causado danos relevantes, principalmente no solo”, completa.
Fonte: Por Canal Rural