Emater apoia produtores com políticas públicas, em Goianésia

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) garante acesso à Declaração de Aptidão ao Pronaf.
Foto: Divulgação

Neste primeiro quadrimestre de 2022, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-PA), em Goianésia do Pará, no sudeste paraense, já entregou 100 declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf), com o objetivo de acesso ao crédito rural e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o que possibilitará um acréscimo de aproximadamente 30% na renda familiar. Em 2021, o órgão estadual foi responsável por 52,33% das Daps emitidas em todo Pará.

Foto: Divulgação

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater, José Luiz do Carmo Lopes, que chefia o escritório em Goianésia do Pará, com o financiamento, os agricultores melhoram a produção para ingressarem no Pnae, e melhoram a renda familiar. “Cada família acessa R$ 3 mil para aplicação na atividade agrícola, especialmente de cultivo de hortaliças, visando um aumento de 30% na produtividade, para garantir a comercialização para a merenda escolar”, explicou o chefe do escritório da Emater em Goianésia do Pará.

No município, o carro-chefe da produção local é a mandiocultura. O cultivo de milho, arroz, e olerícolas (verduras e legumes), que são cadeias temporárias de ciclo curto, atendem o objetivo de subsistência, mas serão incentivadas para comercialização de excedente.

Natural de Imperatriz, no estado do Maranhão, Francisco Miguel dos Santos, de 43 anos, foi um dos beneficiários com a declaração emitida pelo escritório da Emater em Goianésia do Pará. “Nossa intenção é iniciar nossa roça de mandioca e de milho, com apoio da extensão rural”, disse o produtor que conta com a ajuda da esposa, Franceli, na propriedade familiar, na comunidade do Urutu.

Além das Daps individuais, foi emitida também uma declaração no modelo jurídico – identifica empreendimentos familiares, constituídos formalmente e possuindo CNPJ, como associações, cooperativas e agroindústrias – para apoiar a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar, que representa 56 famílias goianesianas.

Texto de Paula Portilho (Ascom Emater)

Por Governo do Pará (SECOM)

Últimas Notícias

Fazenda Planejada

Quer receber nossas matérias, reportagens e conteúdos em primeira mão?

Faça parte de nossos grupos – Central Ruralbook

Sugestões de pauta envie para:

Whatsapp: (94) 99220-9471 – Email: redacao@ruralbook.com

plugins premium WordPress