A 8ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade de 2021, realizada em Marabá (PA), nos dias 16 e 17 de julho, contou com participação de 10 pecuaristas, que levaram 543 animais, sendo 396 machos e 147 fêmeas.
A etapa teve como destaque fêmeas com ótimo acabamento de gordura. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) realizou a etapa em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB).
O Circuito tem apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“A etapa de Marabá teve 48% dos machos com até 4 dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade) e 93% dos animais com mais de 18 arrobas de peso – média de 21 arrobas”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
O vencedor da Medalha de Ouro no Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos foi Hélio Moreira da Silva, da Fazenda Jatobá (Marabá/PA). A Medalha de Prata foi para Regina Maria Avancini Zucatelli, da Fazenda Sororó (Marabá/PA). Já Antônio Vieira Caetano, da Fazenda Centrão II (Marabá/PA), ficou na terceira colocação e recebeu a Medalha de Bronze.
“As fêmeas foram bem avaliadas, 67% delas tinham até 4 dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade), sendo 50% com até dois dentes (cerca de 2 anos de idade). O peso médio foi de 14,5 arrobas e 92% delas possuíam cobertura de gordura mediana ou uniforme”, completa Callejon.
Antônio Cesar Olivi, da Fazenda Bocaina (Itupiranga/PA), foi o 1º colocado no Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas e recebeu a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata ficou com Lucas Carlos Baptistella Junior, da Fazenda Gavião (Rondon do Para/PA). Já a Medalha de Bronze foi para Pedro Miranda de Oliveira Junior, da Fazenda Girassol (Marabá/PA).
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Por: Portal do Agronegócio