A Prova de Maneabilidade é uma prova que tem por finalidade demonstrar as aptidões do cavalo, em obstáculos que reproduzem dificuldades encontradas no campo. Seu objetivo é evidenciar a capacidade do cavaleiro e do cavalo de superarem com agilidade, destreza, temperamento, tranquilidade e regularidade alguns obstáculos. O cavalo deve estar calmo, flexível, relaxado e atento e o cavaleiro deve fazer cada exercício com clareza e precisão.
O cavalo deve manter-se cadenciado e equilibrado. O armador de percurso monta uma pista com um numero de obstáculos, podendo ser sorteados e sempre numerados que os atletas devem passar em um determinado tempo estipulado pela organização da prova. É avaliada também a franqueza, regularidade dos andamentos, harmonia, leveza, facilidade dos movimentos, leveza do anterior e engajamento dos posteriores, aceitação da embocadura, com total submissão e sem qualquer tensão ou resistência.
Os juízes dão as notas para cada apresentação e são convertidas em um percentual de aproveitamento tomando-se por base o total de pontos possíveis na reprise em questão, para obter o percentual de aproveitamento de cada concorrente.
Os obstáculos mais comumente usados são:
- Oito entre tambores;
- Trevo ou coração entre tambores;
- Ponte;
- Baliza;
- Baliza em recuo;
- Baliza em paralelo;
- Salto sobre fardo de feno, vara ou “X”;
- Redil;
- Porteira;
- Jarra d’agua;
- Sineta no fim do corretor;
- Passos lateral sobre tronco ou vara;
- Retirar uma vara de um tambor e colocar uma vara em um tambor;
- Apeiar e monta sem ajuda de terceiros;
- Passar dentro da vala com água;
Ocorre a desclassificação por demorar mais de um minuto para comparecer à pista após a chamada, entrar em pista antes do toque de entrada, menores de 18 anos comparecerem ao paddock ou pista de competição sem capacete, não cumprimentar o júri, não cruzar os visores de partida e chegada, queda do cavaleiro, feridas com sangue aparentes no animal ou claudicação, maus tratos e violência para com o animal e duas mãos nas rédeas por tempo superior.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REGULAMENTO DE EQUITAÇÃO DE TRABALHO ABPSL 2014;
REGULAMENTO PROVA DE MANEABILIDADE DE RAÇA MANGALARGA
Fonte: Informativo Equestre